X Semana Nacional do Quadro Complementar de Oficiais celebra 28º anos de criação do QCO

Salvador (BA) – A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) comemorou os 28 anos do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) durante a X Semana Nacional do Quadro Complementar de Oficiais (SNQCO), de 03 a 06 de outubro, com eventos acadêmicos e socioculturais que buscaram a integração dos militares do QCO e a promoção das atividades por eles realizadas na Força Terrestre.

Dentro da programação da Semana cabe destacar a Solenidade Militar alusiva ao dia de criação do QCO e a homenagem à Patrono do Quadro: Maria Quitéria de Jesus, realizada no Pátio dos Patronos. A Solenidade foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor General de Exército Mauro César Lourena Cid, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, prestigiada por autoridades militares e civis, e abrilhantada pela presença de oficiais do QCO de todo o Brasil.

No início da formatura, a Coronel Alyne, integrante do QCO mais antiga presente, foi convidada a realizar o hasteamento do Pavilhão Nacional. Durante a solenidade as autoridades realizaram o preito em homenagem à heroína Maria Quitéria de Jesus, patrono do Quadro, e todos os oficiais do QCO marcharam no tradicional desfile em continência ao seu patrono.

Após a formatura, foi realizada a abertura do IX Simpósio Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar (SICAM) e o descerramento das placas comemorativas das Turmas Castro Alves e Ana Neri, que comemoram 20 e 10 anos de formação na EsFCEx, respectivamente. “Ao completarmos 20 anos de serviço e trabalho no Exército Brasileiro, é momento de renovarmos nossos ideais primeiros: cumprir os deveres de oficial e dedicar-nos inteiramente ao serviço da Pátria, buscando incessantemente o aprimoramento profissional, a fim de bem servir à Instituição, atentos às demandas profissionais da pós-modernidade, alinhados aos objetivos da Força Terrestre”, afirmou a Maj Aline.

Simpósio Interdisciplinar

Na 10ª edição da SNQCO foi realizado, no período de 04 a 05 de outubro, o IX Simpósio Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar (SICAM), que abordou o tema “Racionalização Administrativa e a Eficiência no Exército Brasileiro: o desafio das Competências”, abrangendo as áreas de Ciências Administrativas, Educacionais, Militares, Sociais e Tecnológicas.

O SICAM tratou de assuntos atinentes ao complexo problema da gestão na atualidade, particularmente no âmbito do serviço público, dentro da visão das competências funcionais, bem como, permitiu o intercâmbio institucional entre EsFCEx e Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia e do Brasil, com a troca de conhecimentos entre o público militar e civil.

Lançamento de revista científica

A Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar – 2017 (RICAM/17) foi lançada na quinta-feira, dia 5 de outubro, durante o IX SICAM, no Auditório Marechal Castello Branco, da EsFCEx. Nesta edição, o Periódico Científico conta com um editorial multidisciplinar, envolvendo as áreas de conhecimento afetas ao Quadro Complementar de Oficiais (QCO), sendo abordados assuntos de Direito, Educação, Gestão Ambiental, Informática, Psicologia e Veterinária.

A Revista é um espaço para a publicação de trabalhos científicos da EsFCEx, onde são formados os oficiais do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Seu principal propósito é dar visibilidade ao produto intelectual dos integrantes da linha do ensino complementar da Força Terrestre. Portanto, é o local ideal para a publicação dos trabalhos científicos de todos os integrantes do QCO.  Muitos militares que concluíram especializações, mestrados e doutorados, têm na RICAM/17 a oportunidade de dividir o conhecimento auferido com os demais interessados na investigação científica e na produção de saber.

Abaixo, confira a lista de artigos que contemplam a RICAM:

- O julgamento monocrático de civis na Justiça Militar da União: um olhar sobre o projeto de reforma da Lei nº 8.457/92;

- Educação Inclusiva no Colégio Militar de Salvador: a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar;

- Compras públicas sustentáveis: panorama atual das licitações no Exército Brasileiro;

- Ambiente Virtual de Aprendizagem da EsFCEx: construindo o saber por meio de um ambiente de tecnologia da informação seguro e multidisciplinar ;

- Percepção dos militares do Exército Brasileiro perante o comportamento suicida; e

- O veterinário militar como partícipe do processo do One Health.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>