XLVIII NAE reúne atletas de Escolas Militares das Forças Armadas em competição nacional

XLVIII NAE reúne atletas de Escolas Militares das Forças Armadas em competição nacional

Angra dos Reis (RJ) – Em sua quadragésima oitava edição, a NAE reúne atletas da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), do Colégio Naval (CN) e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Angra dos Reis (RJ). As competições esportivas entre as escolas irão ocorrer no período de 17 a 23 de setembro e têm como objetivo desenvolver a camaradagem e o gosto pelo esporte.

xlviii-nae-1 Os alunos disputam onze modalidades: atletismo, natação, triatlo militar, judô, orientação, voleibol, tiro, basquetebol, futebol, xadrez e esgrima. Em um ano em que as Forças Armadas consagraram-se como instituições potencializadoras do esporte, a NAE é mais um evento para afiançar que o incentivo, o treinamento e a dedicação produzem campeões.

xlviii-nae-3

O atletismo foi a estrela das duas primeiras manhãs dessa competição anual, com provas como a corrida de 100 m, 200 m, 3.000 m, lançamento de peso, arremesso de dardo e de disco e salto em distância. É uma oportunidade para os atletas superarem índices, aprenderem a ganhar e a perder e, sobretudo, entenderem seus limites.

Os primeiros esportes coletivos foram o futebol e o voleibol, com a vitória esmagadora do fair play. “Esses esportes desenvolvem os relacionamentos interpessoais, a confiança, a união”, conta a Tenente Nágila Róz, psicóloga da  EsPCEx.

xlviii-nae-2

A tarde quente do domingo deu o clima para a natação. A plenos pulmões, os nadadores e a torcida, aplaudiam os atletas, demonstrando o forte espírito de camaradagem. As disputas acirradas nas quadras, nas arenas e nas piscinas apenas enriqueciam a confraternização entre os alunos das escolas.

O que é a NAE

A NAE é uma competição anual, coordenada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), órgão sediado em Brasília, representante do Brasil junto ao Conselho Internacional de Desporto Militar, cuja sede é em Bruxelas, na Bélgica. A cada ano, a organização dessa competição desportiva fica sob a responsabilidade de uma das três escolas militares. Este ano a Escola Naval é a anfitriã.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *