XVII Curso de Extensão em Defesa Nacional é realizado em Salvador (BA)

Brasília, 07/05/2018 – Com o propósito de cumprir o objetivo VIII da Política Nacional de Defesa (PND): “Ampliar o envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional”, foi realizado em Salvador-BA, no período de 23 a 27 de abril de 2018, o XVII Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), parceria desenvolvida entre o Ministério da Defesa (MD) e o Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Com mais de 500 inscritos, a capacitação contou com a participação de autoridades, militares, professores, universitários e integrantes da sociedade local. O curso integrou as comemorações do décimo-oitavo aniversário do Curso de Relações Internacionais da UNIJORGE.

Voltado para os alunos de graduação e de pós-graduação da região, além de profissionais interessados na área, esta foi a primeira edição do curso realizada em Salvador e a quarta na região Nordeste.

O ato de abertura contou com a presença de autoridades militares locais, da chefe do Escritório de Representação do Itamaraty na Bahia, embaixadora Marcela Nicodemos, do coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da UNIJORGE, Matheus Souza, além da pró-reitora acadêmica da UNIJORGE, Midian Garcia, que proferiu as palavras de boas-vindas. A abertura ficou a cargo do diretor do Departamento de Ensino da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (DEPENS-SEPESD), Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes. O canto do Hino Nacional fez parte da abertura solene do evento.

Na programação, foram discutidos assuntos como “Marcos Teórico-Conceituais, Segurança Internacional e África”, “Forças de Paz e América do Sul” “O Brasil e suas principais políticas públicas de interesse da defesa”, “Segurança Pública, Defesa e o Congresso Nacional” e “Os Projetos estratégicos das Forças Armadas”.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo coronel Gustavo de Souza Abreu com a temática “Uma análise dos conceitos de Segurança e Defesa adotados pelo MD, em face das diferentes escolas de pensamento”.

No quarto do dia do evento, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, tenente brigadeiro do ar Ricardo Machado Vieira, fez uma breve exposição sobre as atividades desenvolvidas pela SEPESD, ressaltando a importância do Curso de Extensão em Defesa Nacional na difusão de conhecimentos da área de defesa e destacando as ações de inclusão sociais executadas dentro do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto RONDON.

A última palestra do curso foi proferida pelo vice-almirante Marcelo Campos, representante da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa, que abordou em sua apresentação “Os projetos estratégicos das Forças Armadas como vetores de desenvolvimento científico, econômico, social e tecnológico”.

No ato de encerramento, discursaram o Professor Matheus Souza, representante da UNIJORGE, e o Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, representante do Ministério da Defesa.

A próxima edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional está planejada para ocorrer em junho na cidade de São José dos Campos-SP. Maiores informações no link http://www.defesa.gov.br/ensino-e-pesquisa/defesa-e-academia/curso-de-extensao.

As apresentações das palestras realizadas no XVII CEDN já estão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Defesa, no link acima.

Fotos: capitão Menezes/FAB

(MDASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>