XVIII Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército

Brasília (DF) – No dia 07 de novembro, em Brasília, foi aberto o XVII Encontro Nacional dos Oficiais da Reserva do Exército (ENOREX), com uma formatura realizada no Comando Militar do Planalto (CMP).

encontro-2

Na ocasião, foi descerrada uma placa alusiva à Senhora Rosa da Fonseca, recentemente entronizada como Patrono da Família Militar, cujo nome passa a batizar o pátio de formaturas do CMP. Oficiais da reserva de ontem, hoje e sempre relembraram os tempos de caserna e participaram do desfile, compondo um grupamento. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, com a presença de autoridades militares e civis.

Na sequência da programação, já no Teatro Pedro Calmon, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias das Costa Villas Bôas, procedeu à abertura oficial do ENOREX. Em seu discurso, ele enalteceu as características dos oficiais R2, “que colaboram para a trajetória retilínea do Exército e a coesão de nossas tropas, sempre com demonstrações de entusiasmo e patriotismo”.

encontro-1

Por sua vez, o presidente do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva, Tenente Sérgio Pinto Monteiro, salientou os valores éticos e morais dos oficiais R2. Os feitos históricos desses militares, a exemplo das demonstrações de bravura na campanha da Força Expedicionária Brasileira, também foram por ele lembrados. “Durante a II Guerra Mundial, 433 oficiais R2 estiveram no campo de batalha, sendo que seis caíram em combate. O sacrifício desses heróis enobrece e dignifica a Força Terrestre e a Nação”, destacou.

encontro-3

Um concerto musical da Banda do CMP, no auditório da FHE/POUPEX, também constou na programação do evento, que se estenderá até o próximo dia 11, com palestras de atualização de conhecimentos e outras atividades de congraçamento entre os militares da reserva e ativa.

Fotos: Ten Borges e Sgt Djalma

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>