A Base Area de Manaus (BAMN) comeou a operar a barreira de reteno mais moderna do Brasil. O equipamento que tem o objetivo de frear com segurana aeronaves de alta performance, como o F-5. Alm da vantagem de funcionar com manuteno mais simples e custo menor, a nova barreira fixa, usa materiais com tecnologia mais recente e acionada por meio de programa de computador.
De acordo com o Tenente Engenheiro Daniel Buch, do Parque de Material Aeronutico de So Paulo (PAMA-SP), a barreira acionada em casos de avies que apresentem pane mecnica durante o pouso. O equipamento possui um sistema de engajamento que contm e absorve energia e freia naturalmente a aeronave. Isso garante que no haja danos para o piloto nem para o avio, explica.
A barreira de reteno composta por dois cabos de alta resistncia e uma rede. Caso perceba alguma anormalidade, o prprio piloto aciona um gancho de arraste, presente na aeronave, que se prender aos cabos. O comandante do avio tambm pode fazer contato com a torre de controle areo e dizer barreira, barreira, barreira. o sinal para que os controladores acionem e levantem a rede que frear a aeronave.
O sistema foi implantado pelo Stimo Servio Regional de Engenharia (SERENG-7) e pelo PAMA-SP para atender primordialmente o Esquadro Pacau (1/4 GAV), que opera a aeronave de caa F5-EM em Manaus. A instalao incluiu a construo de sistemas de fundao e de fornecimento de energia 24 horas.
Anteriormente, Manaus utilizava uma barreira mvel de reteno, que funciona com acionamento manual ou por rdio. Apesar de atender a necessidade operacional, o equipamento mvel concebido para exerccios em bases deslocadas ou avanadas.
(CECOSAER/ FM)