Primeira aeronave dever ser entregue em 2019. O contrato prev ainda o treinamento de pilotos e mecnicos, apoio logstico e a transferncia de tecnologia
A Fora Area Brasileira assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisio de 36 avies de caa Gripen NG. A primeira aeronave dever ser entregue em 2019, e a ltima em 2024. A assinatura aconteceu nesta sexta-feira (24/10), nas instalaes da COPAC (anexo ao prdio do Comando da Aeronutica, em Braslia DF).
O contrato envolve o treinamento de pilotos e mecnicos brasileiros na Sucia, apoio logstico e a transferncia de tecnologia para indstrias brasileiras. O investimento total ser de aproximadamente 13 bilhes de reais.
“Ns iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caas”, afirmou Hakan Buskhe, presidente da SAAB. A Embraer ir assumir um papel de liderana na fabricao local dos avies, mas haver tambm a participao de outras empresas brasileiras, como a AEL, Akaer, Atech e SBTA. “Vai ser um salto, no apenas para a Embraer, mas para a nossa indstria em geral”, completou o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Ado da Silva, Diretor do Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O Brasil tambm participar do desenvolvimento do Gripen NG e ser responsvel pelo desenvolvimento da verso para dois pilotos. A encomenda brasileira envolve 28 unidades monoplaces (para um piloto) e 8 biplaces (para dois tripulantes).
O desenvolvimento e produo do Gripen NG possibilitar ainda a gerao de milhares de empregos diretos e indiretos no pas.
De acordo com o Brigadeiro do Ar Jos Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comisso Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a assinatura ocorreu aps dez meses de intensas negociaes contratuais. “Ns atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenrio mais moderno”, explicou.
As negociaes foram iniciadas depois do anncio do Gripen NG como vencedor da concorrncia chamada de Projeto F-X2, realizado no dia 18 de dezembro de 2013. Naquele primeiro momento a gente j estabeleceu um cronograma para a assinatura do contrato, conta o Brigadeiro Crepaldi. A previso era assinar antes do fim do ano. A assinatura na semana do Dia do Aviador (comemorado em 23 de outubro) tambm foi motivo de comemorao. “ muito simblico para ns”.
O Gripen NG foi selecionado aps anlises de aspectos operacionais, tcnicos, logsticos, de custos e de transferncia de tecnologia. O relatrio elaborado pela COPAC teve 33 mil pginas e incluiu anlises das indstrias, dos projetos e de uma equipe formada por pilotos, engenheiros, oficiais de logstica e de outras especialidades.
Marco tecnolgico
A Sucia opera verses mais antigas do caa Gripen desde 1997 e j fez exportaes para Repblica Tcheca, Hungria, frica do Sul, Tailndia e para a escola de piloto de testes do Reino Unido. Mas o Gripen NG, por enquanto, ser recebido somente pela Sucia e pelo Brasil.
A aeronave incorpora tecnologias como o radar Raven ES-05, capaz de identificar alvos areos ou de superfcie a um ngulo de 100 graus da sua antena, um sensor de busca infravermelho e datalink, que possibilita a troca de informaes entre caas sem o uso de rdio. Quando entrar em servio na FAB, o Gripen NG tambm ser o nico caa do Hemisfrio Sul capaz de voar a velocidades supersnicas por longas distncias, o chamado supercruzeiro.
“H mais de 18 anos ns esperamos por esse momento. E com certeza vai inaugurar uma nova era operacional para a aviao de caa no Brasil”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani.
As 36 aeronaves multimisso sero utilizadas pela Fora Area Brasileira em atividades de defesa area, policiamento do espao areo, ataque e reconhecimento. A primeira unidade area a receber o novo modelo dever ser o 1 Grupo de Defesa Area, com sede em Anpolis (GO). O Esquadro est sem aeronaves desde dezembro de 2013, quando foram aposentados os caas Mirage 2000. Atualmente, a defesa aeroespacial brasileira realizada por jatos F-5EM.
Gripen C/D
Aps a assinatura da aquisio dos novos Gripen NG, prosseguem as negociaes da FAB com a Fora Area da Sucia para a cesso temporria de caas Gripen nas verses C/D. As aeronaves, usadas, so menos avanadas que o Gripen NG, mas j superam os F-5EM atualmente em uso. O plano seria utilizar os Gripen C/D at o recebimento das aeronaves novas.
(CECOMSAER/ FM)