Alm de modernos sistemas, negociao com a Sucia contempla transferncia tecnolgica e desenvolvimento da indstria nacional no setor aeroespacial
Em 18 de dezembro de 2013, o Ministro da Defesa Celso Amorim declarou a aeronave Gripen- NG, da empresa sueca SAAB, a vencedora da licitao brasileira para substituio dos caas de combate F-5 e Mirage, no mbito do projeto conhecido como FX-2. A proposta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves, logstica inicial, treinamento, simuladores de voo e projetos de transferncia de tecnologia e cooperao industrial. A prxima fase do processo, prevista para durar uma mdia de 12 meses, consiste nas negociaes para a materializao dos contratos de fornecimento de bens, de servios e os acordos de compensao.
O Gripen NG um modelo supersnico monomotor projetado para emprego em misses ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condies meteorolgicas. Foi desenvolvido para se adaptar evoluo das ameaas e atender s exigncias operacionais enfrentadas pelas modernas Foras Areas mundiais. A verso brasileira, a ser desenvolvida em parceria com empresas nacionais a partir do projeto original formatado para Fora Area da Sucia, contar com modernos sistemas embarcados, radar de ltima gerao e capacidade para empregar armamentos de fabricao nacional como o mssil A-Datrer de 5, que est sendo desenvolvido em parceria com a frica do Sul. Dotada de sistema de reabastecimento em voo, a aeronave ser capaz de defender o espao areo nacional nos pontos mais remotos do Brasil. Tais caractersticas, aliadas ao desempenho da aeronave, possibilitaro um expressivo ganho na capacidade operacional da FAB.
A capacidade de sobrevivncia da aeronave garantida pelo equilbrio existente entre as baixas assinaturas no espectro visvel, infravermelho e radar, assim como por um avanadssimo sistema modular de Guerra Eletrnica e de Autoproteo. Como caa multiemprego de ltima gerao, incorpora elevado alcance operacional, capacidade de carga til e o recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW). O recurso NCW da aeronave brasileira ser significativamente aprimorado, pois ser operado em combinao com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
O projeto, flexvel e modular, faz com que o seu aprimoramento e desenvolvimento contnuo apresentem baixo risco operacional e excelente custo-benefcio. O programa cobre o desenvolvimento de todos os principais sensores e avinicos, inclusive a comunicao de dados, os sistemas de autoproteo, a integrao de armas, bem como os aprimoramentos da estrutura do avio e de sua motorizao.
O Comando da Aeronutica e a indstria brasileira sero parceiros da Fora Area Sueca e da SAAB nas atividades de projeto, desenvolvimento e integrao de futuros programas tecnolgicos do Gripen NG. O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dar indstria e FAB acesso, sem precedentes, a todos os nveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro.
Linha do tempo
2001 | Comando da Aeronutica inicia a seleo das empresas ofertantes de equipamento compatveis com os requisitos definidos. No final do ano, foram selecionadas aeronaves Gripen, F-16, Mig-29, Mirage 2000 e Sukhoi 30 |
2003 | Suspenso no incio do ano e retomada em outubro |
2004 | Com o trmino de validade das propostas em dezembro, o governo decide preencher a lacuna da desativao dos F-103 Mirage III (prevista para 2005) com a compra de 12 Mirage 2000-C usados da Fora Area Francesa |
2007 | Estado Maior da Aeronutica reinicia o processo de estudos sobre as necessidades de um caa multiemprego |
2008 | constituda a Comisso Gerencial do Projeto FX-2 e ao final do ano so selecionadas as aeronaves F-18 Superhornet (Boeing); Rafale (Dassault) e Gripen NG (SAAB) segundo critrios tcnicos, logsticos, de compensao comercial (pacote offset) e de transferncia tecnolgica para o Brasil |
2009 | Propostas dos trs finalistas so enviadas para apreciao final |
2010 | Comando da Aeronutica submete relatrio final para deciso do Governo Federal |
2013 | Brasil decide pela compra do Gripen NG |
Foto: Jorge Cardoso
(MD ASCOM/FM)