Comando Militar do Leste homenageia os heróis que tombaram durante a Intentona Comunista em 1935

Comando Militar do Leste homenageia os heróis que tombaram durante a Intentona Comunista em 1935

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML) realizou, no dia 24 de novembro, uma solenidade para rememorar os heróis nacionais vitimados nas ações da Intentona Comunista de 1935. A cerimônia, realizada na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, teve como principais objetivos enaltecer os valores democráticos e repudiar a tentativa de imposição de um regime totalitário no Brasil.

Durante a homenagem, o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luís Novaes Miranda; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa; o antigo Comandante Militar do Leste, General de Exército Veterano Luiz Gonzaga Schroeder Lessa; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; e o Chefe do Estado-Maior do 1° Distrito Naval, Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, realizaram a aposição de uma coroa de flores junto ao mausoléu, onde estão guardados aqueles que, em 1935, deram suas vidas em defesa da Democracia e da unidade da República.

Foram realizados, ainda, o toque de silêncio, a chamada nominal de todos os heróis que tombaram naquela ocasião e uma salva fúnebre executada pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola.

A atividade contou com as presenças de oficiais-generais, Chefes de Estado-Maior e comandantes das organizações militares das guarnições do Rio de Janeiro, da Vila Militar e de Niterói.

A solenidade é realizada anualmente, a fim de manter viva em nossa memória a renovação do permanente compromisso das Forças Armadas com a defesa da pátria e dos ideais democráticos. Além disso, busca também reforçar a imprescindível coesão entre os irmãos de farda.

(CCOMSEX/FM)

Share