Nesta terça-feira (13), celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Em 13 de abril de 1831, a melodia foi tocada oficialmente pela primeira vez. Passados 190 anos, o Símbolo Nacional é executado nas mais diversas cerimônias brasileiras. No Ministério da Defesa e nas Forças Armadas, é presença constante fortalecendo o espírito cívico dos participantes das solenidades.
A melodia foi composta em 1822, pelo violoncelista Francisco Manuel da Silva, e o poema só foi incorporado 87 anos depois, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. Apenas no ano de 1922 o hino foi declarado como oficial do Brasil e, em 1971, oficializado pela Lei nº 5.700.
Desde então, o Hino é executado em continência à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, além de cerimônias de cortesia internacional, estudantis, em aberturas de competições esportivas e outros.
Apesar de ter sido composto há quase dois séculos, o Hino Nacional Brasileiro se faz moderno. Ao destacar os feitos heroicos do início de uma nova nação na conquista da independência política, retrata também a liberdade, a soberania, os recursos naturais e o compromisso do cidadão brasileiro com a sua pátria.
(MD ASCOM/FM)