O Diretor do Programa Calha Norte (DPCN), General Poty, vem empreendendo, entre outras atividades relacionadas à divulgação, uma série de palestras para ampliar a visibilidade das ações do Programa junto às Forças Armadas e à sociedade em geral.
No mês de novembro, foi a vez de falar sobre esse importante tema aos alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).
O General entende ser de fundamental importância que os futuros comandantes de Organizações Militares e guarnições, principalmente aquelas sediadas na região abrangida pelo PCN, conheçam os propósitos do Programa para viabilizarem apoios às ações de natureza civil, que se caracterizam pela realização de obras de engenharia e aquisição de equipamentos, mediante convênios do Ministério da Defesa com os governos estaduais e prefeituras; bem como orientarem as prioridades de aplicação dos recursos alocados na vertente militar para atenderem necessidades das Unidades localizadas nos extremos do país. É o caso dos Pelotões Especiais de Fronteira, Agências das Capitanias dos Portos e Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo.
Essas ações contribuirão para a promoção do desenvolvimento regional e para a manutenção da soberania nacional e integridade territorial.
Palestra na FAEG, em Goiânia
No dia 28, a palestra foi dirigida aos adesguianos, em Goiânia (GO), que lotaram o auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), para assistirem ao detalhamento das ações do PCN e conhecerem melhor e com maior profundidade a Amazônia, sob a perspectiva de quem vivenciou o dia-a-dia de suas populações.
Nesse mister, para o Diretor do DPCN “Os municípios mais carentes da Amazônia não podem mais ser entendidos como áreas longínquas e isoladas e sim com a singularidade para estimular processos de desenvolvimento e integração regional”.
Com informações do Programa Calha Norte
(MD ASCOM/FM)