Entre os dias 17 e 19 de maio, a Escola Superior de Guerra (ESG) participou da 51ª edição da Conferência de Comandantes (CoC), promovida pelo Colégio de Defesa da OTAN (NATO Defense College – NDC). O comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Katibe, participou presencialmente dos três dias do evento internacional, realizado na Alemanha.
Este ano, a Conferência foi realizada na Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Alemanha (Führungsakademie der Bundeswehr – FüAkBw), na cidade de Hamburgo. O tema escolhido para a CoC 2022 foi “Resiliência na Educação”, com foco particular em dois aspectos: o das organizações e as habilidades e atitudes individuais para aumentar a resiliência humana.
Sobre a Conferência de Comandantes (CoC)
Organizada anualmente pelo Colégio de Defesa da OTAN, a Conferência funciona como um fórum e reúne os Comandantes das instituições nacionais de defesa, dos países membros da OTAN, para o intercâmbio de conhecimentos e ideias no campo do Ensino Superior de Defesa. Destaca-se ainda que poucos países fora da OTAN participam deste fórum e coube a ESG representar o Brasil na 51ª edição da Conferência.
A CoC procura contribuir para o aperfeiçoamento de programas acadêmicos e métodos educacionais, ao mesmo tempo em que promove a compreensão e a conscientização mútua entre os participantes e identifica as áreas nas quais as Escolas de Defesa possam fornecer assistência umas às outras.
(ESG ASCOM/FM)