Uma tripulao do Esquadro Arara (1/9 GAV), sediado na Base Area de Manaus, realizou no domingo (22) um ressuprimento areo real a partir da aeronave C-105 Amazonas. Com um alvo aqutico, a misso era suprir uma tropa do Exrcito Brasileiro que realizava um curso de operaes na selva. Totalizando 1.040 quilos de carga a bordo, composta por raes operacionais e munies, o hidropallet – suporte onde a carga acondicionada – teve sua montagem e superviso executada em conjunto com os mestres de cargas do prprio esquadro da Fora Area Brasileira e a equipe de Dobragem, Manuteno de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) do Exrcito.
A misso que exige percia dos militares foi realizada com xito. A tripulao daFAB fez o ressuprimento na hora prevista e lanou a carga com preciso de 100 metros, garantindo o reabastecimento da tropa. Os militares do Exrcito participavam de um curso de operaes ministrado pelo Centro de Instruo de Guerra na Selva (CIGS).
O lanamento areo de carga uma modalidade til na Amaznia devido s peculiaridades da regio,que muitas vezes impossibilita o pouso de aeronaves para realizar o suprimento. necessrio que haja a interoperabilidade entre as foras para que esse tipo de misso tenha sucesso, ressaltou um dos pilotos da tripulao, Tenente Andrey Franklin.
Lanamento de carga
Uma das misses da Aviao de Transporte da FAB, a qual o Esquadro Arara pertence, o lanamento de cargas para suprir tropas, seja em tempos de paz ou em ambientes hostis. A atividade de lanamento depende no s dos pilotos, mas tambm do mestre de cargas ou load master, profissional responsvel por controlar a carga e o pessoal transportados no avio.
Para realiz-la, os esquadres de transporte treinam as tcnicas dessa modalidade durante exerccios operacionais realizados ao longo do ano, como no caso da Transportex.Esse ano, a atividade que rene todas as unidades areas de transporte da FAB acontece em Campo Grande at o dia 6 de junho.
Assista reportagem e veja como feito o lanamento a partir das aeronaves da FAB e o trabalho do mestre de cargas:
(CECOMSAER/ FM)