Na segunda-feira (19), é comemorado o Dia do Exército, e o Presidente Jair Bolsonaro participou, em Brasília (DF), de uma solenidade Cívico-Militar comemorativa à data, com a imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha do Exército Brasileiro.
“Hoje é o nosso dia. É o dia de todos os brasileiros, porque não existe quem não se identifique com o meu, com o seu, com o nosso Exército brasileiro”, ressaltou.
O Presidente lembrou que, nos momentos mais difíceis que a Nação atravessou, o Exército, juntamente com a Marinha e com a Aeronáutica, se fez presente. “A nossa democracia e a nossa liberdade não têm preço. Os deveres são constitucionais, mas nós jogamos e sempre jogaremos dentro das quatro linhas da nossa Constituição. Essa é a certeza, essa é a tranquilidade que o nosso povo pode ter com nosso Exército brasileiro. Nós sempre estaremos dentro dessas quatro linhas”, afirmou.
Durante a cerimônia, o Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância do Exército para preservação dos direitos. “Hoje é uma data que orgulha a todos nós, porque aniversaria aquele que nos dará realmente a sustentação para que ninguém ouse ir além da nossa Constituição.”
Dia do Exército
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.
Ordem do Mérito Militar
A Ordem do Mérito Militar é a mais alta distinção honorífica do Exército Brasileiro.
Criada em 1934, foi inspirada na ordem do Mérito de São Bento de Aviz, herdada de Portugal. Essa Ordem tem como objetivo premiar militares da Força Terrestre que tenham prestado importantes serviços ao país ou tenham se destacado no Exército. Também recebem a condecoração organizações militares e instituições civis que se tornaram credoras de homenagem especial.
Medalha do Exército Brasileiro
A Medalha do Exército Brasileiro foi instituída em 2016 e é destinada a distinguir cidadãos da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares e instituições civis brasileiras ou estrangeiras que tenham prestado trabalho de destaque em prol do interesse do Exército Brasileiro.
Entre as instituições agraciadas nesta segunda-feira, estão o Comando da Força de Superfície da Marinha do Brasil; o Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro; e o Centro de Inteligência do Exército.
(PLANALTO/FM)