No mar, na terra e no ar. Cerca de 4.700 militares das Forças Armadas fazem a Defesa da Copa em Natal, no Rio Grande do Norte. Em cerimônia realizada na Base Aérea de Natal, no dia 10 de junho, foi apresentado o efetivo da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e das de mais instituições envolvidas, bem como uma exposição de aeronaves, viaturas e equipamentos que estão sendo utilizados na capital potiguar. Desse total, 1.500 são da Marinha, 2.500 do Exército e 700 da Aeronáutica.
Segundo o Comandante do 3º Distrito Naval e do Centro de Coordenação de Defesa de Área de Natal (CCDA), Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, estão reunidos no contingente militares de Natal e de outros estados brasileiros que já atuaram em grandes eventos.
Ainda de acordo com o Vice-Almirante, as Forças Armadas vão atuar na prevenção e combate a atividades terroristas; combate a acidentes e ameaça química, biológica, radiológica e nuclear; na defesa marítima; protegendo as estações de luz e de tratamento de água, para garantir esses serviços essenciais à Arena das Dunas e à cidade; além da força de contingência, que será utilizada caso ocorram “exageros em manifestações” e, ainda assim, “se a governadora do Estado Rosalba Ciarlini solicitar à presidenta Dilma Rousseff e ela autorizar”. As Forças Armadas também estão atuando na escolta das seleções e das autoridades que passam pela cidade.
(CCSM/FM)