Curitiba (PR) – de 13 a 18 de Setembro, ocorreu o XXX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), que contou com dois mil e quinhentos inscritos. A SBN é a terceira maior sociedade de Neurocirurgia do mundo, atrás somente da americana e da japonesa.
Integrantes do Serviço de Saúde do Exército, por orientação do Comando Militar do Sudeste e representados pela equipe de Neurocirurgia do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), Capitão P PORTO e Tenentes LODUCA, ROMULO e SALATI, participaram do evento. O HMASP levou um expressivo número de trabalhos, tendo sido responsável por 10% de todo o volume científico de pôsteres apresentados na área de Coluna.
Além dos pôsteres eletrônicos, os integrantes da delegação militar realizaram apresentações orais. Essas apresentações despertaram grande interesse da plateia, que mostrou curiosidade em conhecer os pormenores das modernas técnicas cirúrgicas empregadas no HMASP, e sobre as peculiaridades da carreira das Armas.
No dia 17, a equipe recebeu a visita do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires Campos, acompanhado pelo Comandante da Artilharia Divisionária/5, General de Brigada Flávio Marcus Lância Barbosa.
A reunião abordou o panorama atual da Neurocirurgia no HMASP e foram veiculadas possíveis propostas de projetos colaborativos e parcerias entre o Exército Brasileiro, a UNIFESP, a SBN e a Universidade de Saint Louis, englobando os campos educacional e assistencial.
(CCOMSEX/ FM)