Terminou no ltimo sbado (06) a III Mostra BID Brasil, encontro que reuniu aproximadamente 3,5 mil pessoas e que se mostrou como um excelente espao de divulgao dos produtos da indstria nacional de Defesa.
Durante os cinco dias do evento realizado entre 02 e 06 de setembro – os representantes de quase 100 empresas nacionais tiveram oportunidade de expor seus equipamentos e de conhecer novas oportunidades de negcios, j que o encontro reuniu delegaes de pases como Frana, Colmbia, Angola, Tanznia e frica do Sul, alm de adidos militares de diversos pases.
Com a programao paralela da feira, os empresrios tambm puderam participar de palestras, workshops e seminrios, nos quais eles receberam orientaes de como valorizar seus produtos e tambm conheceram outros nichos de mercado a serem explorados.
O principal destaque dessa programao foi a palestra com representantes da Organizao das Naes Unidas (ONU) sobre suas misses de paz. De acordo com o com chefe do Departamento de Catalogao da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministrio da Defesa, almirante Wagner Zamith, foi grande o interesse dos participantes em conhecer os detalhes do processo licitatrio da ONU para aquisio de equipamentos a serem usados numa misso de paz.
A participao da ONU abriu um novo campo de oportunidades para que as nossas empresas possam se cadastrar e vender produtos para tropas em operaes de manuteno de paz, disse Zamith. Essas operaes envolvem necessidades de toda ordem que podero ser atendidas com a capacidade da nossa indstria de defesa, explicou o almirante.
Segundo Zamith, nessas operaes existe demanda por diversos tipos de produtos, como uniformes, alimentao para tropa, armamentos, veculos, blindados, entre outros. Um grupo bem expressivo da nossa indstria passou a conhecer melhor as possibilidades de ns entrarmos nesse segmento, afirmou o almirante.
Alm das oportunidades de ampliar o mercado de exportaes, tambm foram apresentados os projetos estratgicos das Foras Armadas com informaes importantes para a indstria de Defesa.
A inovao e o investimento em tecnologia esto no DNA das empresas do setor de defesa. A Mostra BID Brasil foi uma oportunidade mpar para mostrarmos ao mundo o nosso nvel de desenvolvimento tecnolgico. E, tambm, para realizao de negcios para o setor, afirmou o diretor de Negcios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.
Lanamentos e novos negcios
A Indstria de Material Blico do Brasil (Imbel) lanou durante o evento o transceptor porttil TPP-1400, um equipamento desenvolvido para atender as necessidades de comunicaes seguras de pequenas equipes em operaes militares, policiais, de bombeiros, da Defesa Civil e de segurana patrimonial privada.
O equipamento inova ao transmitir rudos por meio da conduo ssea (dos ossos do crneo), de modo que o ouvido e a boca ficam livres, tornando o equipamento compatvel com equipamentos como mscaras contra gases, balaclavas, capacetes, entre outros.
Nesta edio da Mostra, recebemos mais visitantes do que no ano passado, principalmente estrangeiros. Foi uma oportunidade de conquistarmos novos clientes e, tambm, de termos contato com possveis parceiros fornecedores, comentou Celestino Kenyu Kanegusuku, chefe do Departamento Comercial da Imbel.
Tambm a IACIT, empresa que trabalha com solues tecnolgicas para automao e controle, gesto de trfego areo e meteorologia, reportou excelentes perspectivas em funo da participao no evento. Recebemos visitantes da ndia, da Turquia, da Frana, da Tunsia e da Colmbia, interessados em comprar nossos produtos ou desenvolver parcerias, afirmou Joo Paulo Maia Ishida, gerente de novos negcios da empresa.
A Avionics, fabricante de avinicos e simuladores de voo, conquistou bons contatos durante o evento, principalmente com compradores da frica e da Amrica do Sul. A exportao hoje j representa 70% do nosso faturamento e tem garantido nosso crescimento. Estamos no projeto da Apex-Brasil/Abimde h cinco anos, com timos resultados, comentou Joo Batista Vernini, diretor da empresa.
J a Novaer, empresa de So Jos dos Campos (SP), apresentou o prottipo de um novo avio que tem uso civil e militar e agrega tecnologia de ponta, desenvolvida nacionalmente, em todos os seus componentes.
A aeronave ser fabricada em dois modelos, uma verso para treinamento militar, com dois lugares, e uma para transporte de passageiros e pequenas cargas, com quatro lugares. O objetivo da empresa atuar nos mercados civis e militares do Brasil e dos Estados Unidos, pas que tem uma grande malha area.
O evento foi realizado pela Agncia Brasileira de Promoo de Exportaes e Investimentos (Apex-Brasil) e pela ABIMDE (Associao Brasileira das Indstrias de Materiais de Defesa e Segurana), com apoio do Ministrio da Defesa.
Fotos: Jorge Cardoso e PH Freitas
(MD ASCOM/ FM)