Entre os dias 8 e 10 de março, o Navio-Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou ação cívico-social na cidade de Porto de Moz-PA, em proveito da Operação “Educação na Hidrovia 2020”. Na ocasião, médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da Marinha assistiram à população, com parceiros de órgãos públicos das esferas estadual e municipal, oferecendo serviços de saúde, cidadania e educação.
Foram realizados 168 atendimentos médicos (clínica geral), 73 mamografias, 916 procedimentos odontológicos, distribuídos 2.832 medicamentos e proferidas cinco palestras em escolas públicas e na Colônia de Pescadores Z64 sobre “Vandalismo, Segurança na Navegação e Sinalização Náutica”, além de instaladas 12 coberturas de eixo em motores de embarcações.
A Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Pará atendeu 166 pessoas e aplicou 664 testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), realizou cinco palestras sobre “Escalpelamento”, para 160 pessoas, e uma palestra sobre “Alimentação Preventiva”, para 55 pessoas.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou 51 atendimentos e a Fundação Cultural do Pará, 12.
Após realizar o exame de mamografia, a professora Eloide dos Santos Fernandes, 52 anos, comemorou a chegada do navio da Marinha na cidade. “Esse é um dia muito importante para a população, pois moramos um uma cidade que tem muita dificuldade em realizar alguns exames, principalmente o exame de mamografia. O diferencial do navio é o atendimento, em nenhum lugar somos atendidas como aqui. A presença da Marinha é um presente para o município. Esse benefício é tudo o que precisamos. Espero que o navio venha sempre”, finalizou.
(CCSM/FM)