O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), localizado em Minas Gerais, realizou, de 3 a 10 de novembro, o Curso de Combate a Incêndio Florestal. O objetivo foi capacitar militares e civis para prevenção e combate a incêndios, protegendo a vida, o patrimônio e o meio ambiente.
Ao todo foram treinados 60 militares do PAMA-LS e do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), além de dois civis de empresas vizinhas.
Segundo o Sub Tenente Magalhães, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável pelo treinamento, a qualificação técnica do efetivo é fundamental para que o PAMALS possa fazer frente a um cenário de incêndio. “Quanto maior a qualificação da equipe de combate, melhor a resposta e menor o esforço com a utilização de equipamentos de modo organizado e eficiente”, ressaltou.
Treinamento
O curso foi dividido em dois momentos: a instrução teórica e a parte prática. O conteúdo teórico abrangeu informações sobre as causas, prevenção e consequências; os fatores que influenciam o comportamento do incêndio; métodos de extinção e combate. Já a parte prática foi realizada em duas etapas, o ataque indireto, composto pela construção de aceiros, e o ataque direto, onde os combatentes empregam as técnicas de abafamento e resfriamento, utilizando mochila costal, equipamento ideal para realizar o resfriamento na linha de ataque, e abafador.
(CECOMSAER/ FM)