Um grupo de 60 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do núcleo do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu, no dia 6 de dezembro, a certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
A solenidade coroou o trabalho realizado pelo PROERD, junto às crianças do PROFESP, por meio de uma parceria entre o CLA e a Polícia Militar do Estado do Maranhão, visando à orientação de jovens e crianças para a tomada de boas decisões e para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Na ocasião, foi realizada uma Formatura, com a entrega de certificados e medalhas de honra ao mérito, confirmando a efetiva participação do aluno. Além disso, houve a premiação das três melhores produções textuais, nas quais os alunos relatam sobre tudo o que aprenderam e sobre as perspectivas desse projeto para suas vidas. O ponto alto da solenidade foi o juramento da turma, reiterando o compromisso para que todos se mantenham longe das drogas e da violência.
A parceria do PROERD com o CLA foi firmada em 2017, para atender o Núcleo do PROFESP que ali funciona, composto, hoje, por 137 crianças e jovens. Desde então, policiais/instrutores estão no CLA uma vez por semana, durante um semestre no ano, ministrando palestras educativas, disponibilizando vídeos, realizando dinâmicas e propiciando experiências lúdicas, rodas de conversa, estudos dirigidos e produção textual, tudo direcionado a capacitar os estudantes a respeitar o próximo e a viver livre do abuso das drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
O PROFESP, de forma mais abrangente, promove o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes, oferecendo atividades esportivas e sócio-inclusivas, dentro de Organizações Militares, fortalecendo o compromisso do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, com a redução das desigualdades e com o desenvolvimento nacional, usando o poderoso instrumento da educação e do esporte.
Assim, PROERD e PROFESP trabalham pelo mesmo fim, que é a inclusão e o desenvolvimento da cidadania e, por que não dizer, o resgate de muitas vidas, uma vez que tira crianças e jovens de situações de risco e de vulnerabilidade social.
A união de dois Programas desse porte e com esse tipo de objetivo proporciona à sociedade um ganho imensurável no que diz respeito à formação de cidadãos de bem e no que tange o futuro dos jovens beneficiados.
Para o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, a necessidade da parceria se deu em virtude da grande incidência de jovens e crianças em contato com o mundo das drogas no município dentro do qual o núcleo está inserido, além da possibilidade de oferecer e de mostrar, de uma maneira concreta, os maus causados pelo acesso às drogas e potencializar a proposta do PROFESP em reforçar valores de convivência, responsabilidade, disciplina, respeito, boas condutas e decisões assertivas, entre outros.
“A combinação de projetos e a integração dos esforços, no objetivo de melhorar a realidade das nossas crianças, possibilitou a parceria entre diversos agentes do Estado Brasileiro. O CLA sente-se honrado por saber que está transformando o entorno estratégico de Alcântara e contribuindo com o Programa Espacial Brasileiro”, disse o diretor.
Com informação e fotos do DDM (Departamento do Desporto Militar)
(MD ASCOM/FM)