Lima (Peru) – O Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, mais conhecido como Operação Pipa, foi tema de trabalho acadêmico reconhecido no exterior. No dia 13 de janeiro, o Coronel Eduardo Henrique de Sá Oliveira obteve o grau acadêmico de Mestre em Desenvolvimento e Defesa Nacional, após defender a Tese de Mestrado por ocasião do término do Curso no Centro de Estudos Nacionais – Escola de Pós-Graduação (CAEN-EPG), em Lima, capital do Peru.
O oficial da Força Terrestre apresentou o tema “Evolução das ferramentas de controle de gestão da Operação Carro Pipa pelo Exército Brasileiro – um estudo de caso em 2017 e 2018”, recebendo a menção honorífica Magna Cum Laude (com grandes honras).
O CAEN-EPG é a escola de mais alto nível do Sistema de Defesa e Segurança do Peru. O CAEN tem por missão formular e difundir a Doutrina de Segurança e Defesa Nacional, capacitar o pessoal selecionado para o seu eficiente desempenho nos diferentes órgãos do Sistema de Defesa Nacional. Desde 2014, a escola busca a melhoria no nível de pós-graduação acadêmica nas áreas de segurança, desenvolvimento, defesa nacional, bem como nas áreas de conhecimento científico, tecnológico e humanístico aplicáveis aos temas acima mencionados, sendo atualmente subordinada ao Ministério da Defesa do Peru.
(CCOMSEX/FM)