Reunião por videoconferência promove interação do ensino das Forças Armadas e da Escola Superior de Guerra

Temas de interesse do ensino no Setor de Defesa foram discutidos durante videoconferência conduzida pelo Departamento de Ensino (DEPENS) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa. O evento, a 1ª Reunião Técnica de Interação de Ensino (RTIE), ocorreu em 28 de abril. Também participaram da discussão representantes da Escola Superior de Guerra (ESG), das Diretorias e Departamentos de Ensino da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de diversas Organizações Militares da área de ensino.

esta imagem não possui descrição

Na ocasião, foram apresentados e analisados temas de interesse comum que, por meio da contínua interação entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Educação (MEC), as Forças Armadas e a Escola Superior de Guerra (ESG), promoverão benefícios e aperfeiçoamentos do ensino no Setor de Defesa. Dentre os principais temas discutidos, destacaram-se as atualizações de calendários escolares decorrentes das medidas de combate à COVID-19, o Encontro Pedagógico do Ensino Médio Militar (EPEMM), a atualização do “eixo militar” do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do MEC, os Concursos de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN) e o projeto piloto de transformação digital dos acervos e diplomas acadêmicos das Escolas do Exército Brasileiro.

A 2ª Reunião Técnica de Interação de Ensino deve ocorrer em setembro, nas dependências da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, devem ser discutidas e consolidadas as lições aprendidas com o enfrentamento da COVID-19, no âmbito do Setor de Ensino das Forças Singulares e da ESG.

Por CMG (T) Ana Cláudia de Paula

Fotografias: Terc Paulo Denis dos Santos Monteiro

(MD ASCOM/FM)

Share