Sargentos temporários prontos para servir no Sul do Brasil

Sargentos temporários prontos para servir no Sul do Brasil

Profissionais de nível técnico concluíram o Estágio Básico de Sargentos Temporários em guarnições do Rio Grande do Sul. A solenidade, que marcou o término do curso em Santa Maria, reuniu familiares e amigos dos concludentes no 1º Regimento de Carros de Combate. Ao todo, 37 sargentos já começaram a servir em diversas organizações militares da região.

A turma é formada por profissionais de diversas qualificações: Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Manutenção Automotiva. Dentre eles, 26 mulheres e 11 homens.

Programa do estágio

O estágio é dividido em duas fases. A primeira é destinada às instruções comuns, em que os instruendos têm a oportunidade de aprender e aperfeiçoar atributos da área afetiva, como espírito de coesão, liderança, abnegação e desenvoltura. Na segunda fase, os estagiários são direcionados a atividades específicas de cada área de especialidade, associada às funções que irão desempenhar após o período de formação.

Entre os treinamentos práticos específicos da carreira militar, os estagiários passam pelo Tiro de Instrução Básico de Fuzil 7,62 mm e de Tiro de Pistola 9 mm. Também participaram de um apronto operacional, e do Campo de Instrução Básica, com instruções de abrigos improvisados, orientação diurna e noturna e realização de marcha de 8 km. O Treinamento Físico Militar também é parte integral do treinamento dos novos sargentos.

Todas as atividades têm como objetivo promover a adaptação do Sargento Técnico Temporário à vida em campanha e na caserna. A formação busca desenvolver nos novos militares habilidades e atributos inerentes ao soldado de Caxias, como a iniciativa, a coragem, a flexibilidade, a resistência e a perseverança.

O Sargento Temporário

O Serviço Militar Temporário tem caráter transitório, com duração de 12 meses, prorrogáveis por períodos iguais, até o tempo máximo permitido em lei de 96 meses. Podem incorporar como militares temporários homens e mulheres voluntários que sejam técnicos ou especialistas em diversas áreas de interesse da Força Terrestre. O ingresso ocorre por meio de processos seletivos simplificados divulgados regionalmente nos sites das 12 (doze) Regiões Militares existentes no Brasil.

(CCOMSEX/FM)

Share