Uma representação da SOAMAR participou da Cerimonia de Transmissão do Cargo de Diretor Geral do Material da Marinha, do Almirante-de-Esquadra Luiz Henrique Caroli para o Almirante-de-Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, no Arsenal de Marinha, com a presença de antigos Ministros e Comandantes da Marinha, e um grande publico, que lotou o auditório.
O Setor de Material da Marinha possui relevantes atribuições, sintetizadas plenamente em seu dístico: “Nossa Soberania em Talento, Aço e Tecnologia”. Dos Navios de Superfície e Submarinos à Aviação Naval, dos Misseis aos Drones, passando pelos Sistemas de Manutenção de Ciclo de Vida e modernos Sistemas de Armas, muitas são as missões da DGMM, provendo os meios para o exercício do Poder Naval.
Desafios se apresentam no horizonte, como retomar a Construção Naval no Arsenal de Marinha, aperfeiçoamentos de gestão, mudanças estruturantes na obtenção e apoio. O Diretor substituído fez um relato dos quase 3 anos em que permaneceu a frente do Setor de Material, e dos principais projetos, como os Navios Classe Tamandaré, Navio de Apoio Antártico, Submarinos Classe Riachuelo, Míssil Anti-Navio MANSUP e outros, seguindo-se as palavras do novo Diretor sobre o cargo e seus desafios.
O Comandante da MArinha ressaltou os êxitos do Setor de Material, com o reaparelhamento e modernização dos meios e ações inovadoras, mesmo em um quadro de restrições orçamentárias, e o zelo com que o Diretor que ora deixa o cargo empunhou o timão da DGMM.
No Cerimonial de Despedida, foram prestadas as honras militares ao Diretor que deixa o cargo. Quando a lancha que o conduzia atingiu a distância de 100 jardas do cais, uma Bateria de Obuses 105 do Batalhão de Artilharia da Divisão Anfíbia, posicionada junto ao casco do ex-NAe São Paulo, executou uma salva de gala de 17 tiros.
Nesse momento, o Alte Caroli pôde recordar o distante 2004, quando o então CMG Caroli comandava o antigo Capitânia da Esquadra, cujo casco encontra-se atracado bem próximo. Aos ilustres Chefes Navais Alte Caroli e Alte Cunha, A SOAMAR apresenta votos de sucesso nas novas funções, nas quais continuarão pautando seus pensamentos e ações sempre sob a inspiração dos Eternos Sinais de Barroso: “O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER” – “SUSTENTAR O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA” – VIVA A MARINHA ! – VIVA O BRASIL !
(Prof Israel Blajberg/FM)