O transporte de insumos de combate ao novo Coronavírus está entre as ações priorizadas pelo Ministério da Defesa, que integra o esforço do Governo Federal de enfrentamento à pandemia provocada pelo vírus. Na segunda-feira (4), um C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou mais de duas toneladas de materiais de saúde para a capital do Amapá, Macapá.
A aeronave da FAB decolou de Manaus, no Amazonas, rumo à capital amapaense com carregamento de 18.650 máscaras, 2.200 toucas hospitalares descartáveis, 1.944 unidades de álcool em gel 500 ml, 1.050 aventais, 800 protetores faciais, 2.820 testes rápidos, 14 respiradores de UTI e seis respiradores de transporte. A carga soma 2.420 kg de materiais em apoio ao Ministério da Saúde. A aeronave pousou no começo da tarde no Aeroporto Internacional de Macapá.
Durante o fim de semana, mais de 30 toneladas de insumos de saúde foram entregues na capital amazonense. No domingo (03), uma aeronave C-130 Hércules da FAB transportou mais de sete toneladas de álcool em gel. O Hércules decolou de Guarulhos (SP) rumo a Manaus com material doado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
No mesmo dia, um segundo C-130 Hércules decolou de Manaus rumo a Tabatinga, também no Estado do Amazonas. A aeronave transportou 200 cilindros de oxigênio, abastecidos na capital amazonense, num total de 16 mil kg de carga. A ação teve como destino o Hospital de Guarnição de Tabatinga, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). Outra aeronave, um C-98 Caravan, transportou 2 mil máscaras tipo Face Shield, confeccionadas pela empresa Taurus, de Canoas, no Rio Grande do Sul, para o Rio de Janeiro.
Já no sábado (02), dois KC-390 Millenium transportaram até Manaus 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foram 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel. Esses materiais foram doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura em parceria com o Ministério da Saúde. Também foram transportados para o estado 45 cilindros de oxigênio para o Hospital do Exército, que atende a população de Tabatinga.
Outra aeronave da FAB decolou de Guarulhos, em São Paulo, também com destino a Manaus, transportando 175 cilindros de oxigênio, seis respiradores hospitalares e 400kg de medicamentos. Essas missões são coordenadas pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado do Amazonas, sendo executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da FAB.
Os voos fazem parte da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa que estabeleceu 10 Comandos Conjuntos espalhados por todo o País. Por meio dessa operação, são empregados mais de 29 mil militares, mil viaturas, 102 embarcações e 34 aeronaves.
Fotos: FAB
(MD ASCOM/FM)