Modificaes na circulao visual comeam a valer nesta quinta-feira (26/04)
O Departamento de Controle de Trfego Areo (DECEA) coloca em prtica, nesta quinta-feira (26/04), modificaes na circulao visual da rea de Controle Terminal So Paulo (TMA-SP). Aps a implantao da Navegao Baseada em Performance (ou PBN, do ingls Performance-Based Navigation) no eixo Rio de Janeiro – So Paulo, em outubro de 2013, foi necessrio adequar a circulao visual existente nova configurao do espao areo da TMA-SP. As novas Cartas de Corredores Visuais (CCV) j esto disponveis no Portal de Servio de Informao Aeronutica (AISWEB). As regras esto publicadas na Circular de Informao Aeronutica n 33/2018.
As alteraes normativas e em cartas aeronuticas tm o objetivo de aumentar a segurana e otimizar o fluxo de aeronaves da TMA-SP, esclarece o gerente de projeto da circulao visual da Terminal So Paulo, Capito Especialista em Controle de Trfego Areo Paulo Ilton Brogin Perez.
De acordo com o militar, o projeto da renovao da circulao visual da TMA-SP teve incio em dezembro de 2013. Aps reunies com todos os rgos de trfego areo existentes na terminal, diversas escolas de aviao civil e aeroclubes, alm de associaes de classe de pilotos de aviao geral, foi finalizada a nova circulao, em fevereiro de 2015, destaca o oficial. A publicao da Circular de Informao Aeronutica – AIC n 17/2015, que visa ao ordenamento do trfego de avies e helicpteros que voam de acordo com as Regras do Voo Visual (VFR do ingls Visual Flight Rules) na TMA-SP, entrou em vigor em novembro de 2015.
Segundo o chefe da Diviso de Operaes do Servio Regional de Proteo ao Voo de So Paulo (SRPV-SP), Tenente-Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, foram realizados estudos, coordenaes e parcerias com os setores da aviao, visando a correes, alteraes e melhorias na circulao visual da TMA-SP. A Circular de Informao Aeronutica AIC n 33/18 continuidade e resultado da maturao da AIC n 17/15, obtida com sugestes de pilotos enviadas por e-mails, Servio de Atendimento ao Cidado, documentos, entre outros, afirma o oficial.
Aps anlise das sugestes dos usurios, somadas s necessidades operacionais e normativas existentes, foram realizadas alteraes nas circulaes visuais na TMA-SP. Houve melhorias nos contrastes das cores das cartas, devido dificuldade de visualizao com baixa luminosidade, alm de alguns ajustes de rotas e remodelagem de espaos areos condicionados, melhorando a dinmica de fluxo existente, acrescenta o Tenente-Coronel Ciccacio.
Entre as principais modificaes, destacam-se as mudanas do desenho da Zona de Controle de Guaratinguet (CTR-GW), do eixo do corredor MIKE (entre as cidades de Caapava e Atibaia – SP) e dos portes de acesso ao circuito de trfego do Aeroporto de Jundia.
Fluidez, eficincia e segurana – O instrutor de voo do Aeroclube de Jundia, Luis Eduardo Santos, ressaltou a importncia dessa parceria com a Fora Area Brasileira. A proximidade do SRPV-SP e do DECEA junto aos usurios do sistema s tem a agregar, pois torna o processo de mudana mais fcil, transparente e democrtico, alm de tornar o ambiente mais seguro e eficiente para todos, afirma o piloto.
Para o chefe do Subdepartamento de Operaes do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, o planejamento foi fundamental para atingir os objetivos. As mudanas visam segurana, alm de permitir uma ordenada e rpida circulao area na maior terminal do Brasil, pontua o oficial-general.
O SRPV-SP gerencia a rea mais movimentada do espao areo brasileiro: terminais So Paulo e Rio de Janeiro, controlando, aproximadamente, um milho de voos por ano.
(CECOMSAER/FM)