Alunos da EEAR realizam estágio prático em Comunicações

Alunos da EEAR realizam estágio prático em Comunicações

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC) – Esquadrão Profeta promoveram, de 11 de maio a 2 de junho, o Estágio Prático Supervisionado dos alunos da 4ª série do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Especialista Básico em Comunicações (BCO). Eles tiveram a oportunidade de realizar uma manobra aerotática, ministrada pelo Esquadrão Profeta, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos teóricos e compartilhar experiências de exercícios operacionais.

Os alunos participaram da montagem do shelter (abrigo) e das antenas, da preparação dos equipamentos de telecomunicações e, por fim, posicionaram o estandarte do 1º/1º GCC e o Pavilhão Nacional, demarcando, assim, o local de atuação da equipe. Em seguida, o Comandante do Esquadrão Profeta, Major Aviador Carlos Eduardo Azevedo Alvares, apresentou um briefing para os alunos. O Oficial explanou sobre os equipamentos que são utilizados em campanha, bem como as novas tecnologias desenvolvidas pelos militares do Esquadrão.

Durante as instruções teóricas e práticas, foi abordado o estabelecimento de enlaces seguros em HF (High Frequency), VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency). Os alunos estabeleceram um link satelital, viabilizando a comunicação entre o local das atividades na EEAR, em Guaratinguetá (SP), e o Esquadrão Profeta, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o Instrutor do Galpão de Comunicações, Sargento BCO Pedro Henrique de Castro Antunes, o exercício possibilitou ampliar os conhecimentos sobre as operações de telecomunicações, serviço de telefonia e conexão com as redes Intraer e Internet. “A participação do 1°/1° GCC na EEAR expandiu os conhecimentos dos alunos da especialidade BCO, demonstrando a operacionalidade atual na área de comunicações de curta e longa distâncias, meios transportáveis de comunicação e alarme aerotático. O Esquadrão Profeta não somente ensinou, mas também motivou os futuros especialistas”, disse.

Atribuições

O profissional BCO opera, no solo ou em voo, sistemas e equipamentos de transmissão e recepção de dados e voz. Também identifica os equipamentos eletrônicos de detecção, localização, de combate eletrônico e de navegação, além de analisar, a bordo de aeronaves, a operação dos auxílios à navegação, de aproximação, de pouso e de radiocomunicações.

Operar equipamentos de comunicação de campanha, realizar observação meteorológica de superfície e supervisionar e organizar os arquivos operacionais e administrativos de uma estação de telecomunicações também são funções do especialista em Comunicações.

Fotos: Soldado Rabelo/EEAR

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *