No dia 7 de agosto, o Estandarte da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) foi apresentado, em formatura, aos alunos e soldados. O Estandarte, como se conhece agora, teve seu início na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre (EPPA), que foi o primeiro estabelecimento de ensino preparatório, criado em 1939, e a pioneira na adoção de um Estandarte-Distintivo.
Quando as já extintas Escola Preparatória de São Paulo e a Escola Preparatória de Fortaleza foram criadas, adotaram como referência o modelo do Estandarte-Distintivo da EPPA, sendo que cada uma tinha seu próprio estandarte. Mas, a partir do Decreto n. 44.220, de 31 de julho de 1958, ficou estabelecido um Estandarte-Distintivo único, cheio de simbolismo.
O azul-celeste (símbolo heráldico de lealdade, justiça e nobreza) e o vermelho (cor da vitória, fortaleza e valor) remetem à missão de defender a Pátria. O castelo dourado simboliza o ensino, a educação e a construção sólida do conhecimento e do caráter militar. O feixe formado por seis folhas de carvalho, sobre a qual repousam a estrela e o castelo dourado, representa as virtudes e os atributos de caráter. E a estrela de prata representa a aspiração maior do aluno: ser oficial do Exército Brasileiro.
Durante a solenidade, o Coronel Espínola, Comandante da EsPCEx, passou às mãos do Aluno Do Amaral, da 1ª Companhia de Alunos, melhor classificado no Concurso de Admissão, o Estandarte da EsPCEx.
Estiveram em posição de destaque na formatura, os Subtenentes Martinho, Fernandes, Ricardo, Paim e Altair, concludentes, com aproveitamento, do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), e também, os Soldados Ribas e Luis, concludentes, com aproveitamento, do Curso de Formação de Cabos (CFC) de Infantaria.
(CCOMSEX/FM)