O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Embrapa Territorial firmaram parceria para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com o propósito de detectar, identificar, qualificar e quantificar o desmatamento na Amazônia, bem como apoiar e orientar novas políticas públicas e privadas na região amazônica.
Em 5 de dezembro, último, o coordenador-geral de Inteligência, Raimundo Camargos Filho, e a assessora e analista do Censipam, Edileuza de Melo, visitaram a sede da Embrapa Territorial, em Campinas (SP), para definir a implementação dos projetos sobre o uso e a ocupação de terras na Amazônia Legal e conhecer as atividades do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa.
A agenda incluiu uma apresentação institucional da Embrapa, realizada pelo representante das Relações Internacionais, Claudio Bragantini. Em seguida, foi realizada visita à infraestrutura do GITE, onde ocorreram apresentações sobre o Sistema de Monitoramento de Obras do PAC (GeoPAC) e Análise do Contexto Territorial para a Presidência da República, realizadas pelo analista Paulo Martinho.
Os servidores do Censipam também conheceram a infraestrutura do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE), quando foi apresentada a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo pesquisador Rogério Resende. Na sequência, o Geoinfo – Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa – foi apresentado pela supervisora Daniela Maciel Pinto.
A visita técnica foi concluída com uma reunião com o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda; o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Jardine; e com a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento,Colocar segunda foto Lucíola Magalhães, na qual foram discutidos os encaminhamentos para implementação das bolsas de pesquisa no início de 2020.
“A experiência da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento ampliará o conhecimento da Amazônia Legal, contribuindo com a missão do Censipam de proteção da Amazônia”, afirmou a coordenadora dos projetos de pesquisa, Edileuza Melo.
Os projetos de pesquisa serão custeados com bolsas oriundas de Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o Censipam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Embrapa Territorial
A Embrapa Territorial é uma unidade da Embrapa que atua na viabilização de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira. Criada em maio de 1989, está localizada em Campinas (SP), importante polo de ciência e tecnologia.
Com informação e fotos do Censipam
(MD ASCOM/FM)