Centro de Catalogação de Defesa passa a se chamar Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa

Centro de Catalogação de Defesa passa a se chamar Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa

Brasília (DF) – O Centro de Catalogação de Defesa (CECADE), do Ministério da Defesa (MD) passou a se chamar Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE). A cerimônia de descerramento da placa com o novo nome ocorreu no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro, com a participação do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, do chefe de Logística e Mobilização (CHELOG), almirante Leonardo Puntel, e do Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, almirante Edesio Teixeira Lima Junior.

A nova nomenclatura decorre das novas tarefas atribuídas ao Centro que vão além da atividade de catalogação e passam a compor um ambiente de interação sistêmica, inclusive com desdobramentos internacionais.

Fazem parte das novas atribuições do CASLODE: supervisionar e dirigir o Sistema de Catalogação de Defesa (SISCADE); verificar, registrar e acompanhar a conformidade legal da Base Industrial de Defesa; coordenar o desenvolvimento da Doutrina sobre a Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas e Produtos de Defesa (GCVSD) no âmbito do MD e Forças; e servir como plataforma de tecnologia da informação para a Gestão do Conhecimento da Base Industrial de Defesa.

A participação do Brasil em dois grupos importantes da OTAN delineou esse novo cenário de atividades, agora, como CASLODE: no Comitê Aliado de Catalogação da OTAN (Allied Committee 135) desde outubro deste ano até os próximos 20 anos; e também no Comitê Aliado da OTAN de Gerenciamento do Ciclo de Vida (Allied Committee 327), destinado à normatização, definição de processos de negócio, procedimentos técnicos e gerenciais e elaboração de acordos padronizados que formatam, com as melhores práticas, a obtenção, o apoio logístico e a alienação de sistemas e produtos de defesa. O Brasil é o único país não europeu na OTAN a participar dos Comitês.

Foto: Divulgação/MD

 (MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *