Cerimônia homenageia Dia Internacional dos Peacekeepers

Cerimônia homenageia Dia Internacional dos Peacekeepers

O profissionalismo e a dedicação de militares e civis em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) foram lembrados em cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers. O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, participou da solenidade ao lado do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, na Base Aérea de Brasília, na terça-feira (08).

A atuação brasileira nas missões de Paz foi destacada na ordem do dia, assinada pelo Ministro Braga Netto. “Registramos mais de sete décadas vencendo desafios na busca da paz, por meio do esforço e da dedicação abnegada, de homens e mulheres”, disse ele na mensagem. Foram mais de 72 operações com a participação de militares brasileiros.

IMG-20210608-WA0017.jpg
Um dos peacekeepers presentes na cerimônia foi o Capitão Anderson Tavares Bruscato, que serviu no Haiti, em 2010, quando o País passava pela fase de reconstrução após o terremoto. Na oportunidade, ele conheceu de perto a realidade da população local. “Tive um grande aprendizado profissional, mas, maior ainda, foi o crescimento pessoal. Voltei dando mais valor às pessoas, com um grande senso de humanidade”, relembrou.

Em homenagem aos militares falecidos no cumprimento da missão, uma coroa de flores foi exposta junto ao capacete azul exibido na solenidade, objeto comumente usado pelos mantenedores da paz. Por fim, os Peacekeepers desfilaram em continência ao Vice-Presidente da República, ao som de canções militares.

MFR_1655.jpg

Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; e demais autoridades militares.

Ordem do dia

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Igor Soares

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *