O Museu Aeroespacial (MUSAL), ligado ao Instituto Histrico-Cultural da Aeronutica (INCAER), realizou na segunda-feira (22/04) a cerimnia do giro do motor do Republic P-47 Thunderbolt, aeronave de caa utilizada pela Fora Area Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial. Realizada no MUSAL, no Campo dos Afonsos (RJ), a solenidade ocorreu em aluso ao Dia da Aviao de Caa, celebrado em 22 de abril, com a presena do Comandante da Aeronutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Para o Comandante da Fora, o vetor um marco dos primrdios da Aviao de Caa no Brasil. “Pilotos de caa de ontem, de hoje, e futuros pilotos prestigiaram o evento para ouvir o roncar do avio que, para ns, o Trator Voador. Ele traz o simbolismo, a lembrana e, logicamente, uma significativa e merecida homenagem queles que nos antecederam, os veteranos do 1 GAVCA, que voaram nos cus da Itlia e, depois, o trouxeram para o Brasil”, destacou o Comandante.
A restaurao da aeronave foi promovida pelo Projeto Quatro Setinho, criado com o objetivo de recuperar e manter o propulsor de uma das aeronave pertencentes ao acervo do MUSAL. Foi realizada uma completa reviso dos seus sistemas operacionais com a participao da FAB, da Associao de Amigos do MUSAL, da Helisul Txi Areo e de outros colaboradores. A ltima vez que o motor do P-47 havia sido acionado foi em 2016.
De acordo com o Diretor do MUSAL, Brigadeiro da Reserva Luiz Carlos Lebeis Pires Filho , quando foi idealizada a reforma do motor, era inevitvel que o giro ocorresse no Dia da Aviao de Caa. Um dia, apareceu um piloto comercial, Fernando Crescenti, e Gilson Campos, da Associao dos Amigos do Museu Aeroespacial, com a ideia de fazer voltar a girar o motor do P-47, que no acontecia desde 2016 por questes de segurana. Quando me perguntaram se havia um dia especial para que isso acontecesse, eles acharam estranho eu responder na mesma hora: 22 de abril. No existe outra data para giraravio que no o Dia da Aviao de Caa. Foi muito prazeroso concluir esse projeto, disse.
O Republic P-47 Thunderbolt, foi o maior e mais pesado caa na histria da aviao a ser motorizado por um nico motor de combusto interna. Durante a Segunda Guerra, foi um dos principais avies de caa utilizados pela Fora Area dos Estados Unidos e por outras Foras Aliadas, incluindo a FAB no 1 Grupo de Aviao de Caa (1 GAVCA). Equipado com quatro metralhadoras calibre .50 em cada asa, foi empregado pelo Brasil como caa-bombardeiro. Seu peso podia chegar a oito toneladas e tinha uma velocidade mxima de 704 km/h.
O exemplar de matrcula FAB 4184 foi entregue ao MUSAL em 1987. Em 1990, a pedido do Comandante do 1 GAVCA durante o conflito, Brigadeiro do Ar Nero Moura, foi pintado para representar o B4 do Tenente Luiz Lopes Dornelles, piloto abatido e morto na Itlia quando executava sua 89 misso, em 26 de abril de 1945.
O Dia da Aviao de Caa celebrado em 22 de abril em aluso mesma data em 1945, quando uma grande ofensiva do 1 GAVCA contabilizou 44 decolagens em 11 misses em um nico dia. Ao fim do dia, o Grupo destruiu mais de 100 alvos. Foi o maior nmero de misses de combate despachadas em um mesmo dia durante a participao da FAB na Segunda Guerra Mundial.
Confiracomo foi a cerimnia.
Fotos: Cabo Andr Feitosa
(CECOMSAER/FM)