Colégio Militar de Porto Alegre seleciona alunos para Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2015

Colégio Militar de Porto Alegre seleciona alunos para Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2015

Porto Alegre – Os alunos Pedro Henrique da Silva Dias, Ana Paula Lopes Schuch e Adrisson Rogério Samersla, do Colégio Militar de Porto Alegre, foram selecionados para compor as equipes brasileiras que disputarão as Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2015. O Aluno Pedro Dias irá para Java (na Indonésia), onde disputará a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, entre os dias 26 de julho e 4 de agosto; a Aluna Ana Paula competirá na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, a ser realizada entre 9 e 16 de outubro, em Barra do Piraí (RJ); e o Aluno Samersla ficará na reserva de ambas as equipes.

COLEGIO 1

Como resultado da participação dos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), juntamente com outros 800 mil alunos de todo o Brasil, na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia, realizada em maio de 2014, 12 alunos foram selecionados dentre os mil aprovados para a pré-seleção das Olimpíadas Internacionais de Astronomia que ocorrem em diferentes partes do mundo. Desses, os três alunos do 3º Ano do CMPA foram selecionados para representar o Brasil nas competições internacionais.

COLEGIO 3

Do dia 29 de março até o dia 1º de abril, os três , juntamente com o orientador do Clube de Astronomia, Prof. Ms. Luiz Carlos Gomes, estiveram em Barra do Piraí (RJ), juntamente com cerca de 120 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País, para realizar a última etapa de um conjunto de cinco provas que definiram, então, os representantes brasileiros. Essa etapa presencial constou da resolução de vários problemas teóricos e de duas provas práticas que envolveram conhecimento do céu, utilização de equipamentos e descrição de fenômenos in loco.

COLEGIO 4

O CMPA ressalta o trabalho competente e incansável do Prof. Ms. Luiz Carlos Gomes, criador e orientador do Clube de Astronomia, que, desde o ano de 2001, já teve oito alunos selecionados para representar o Brasil em olimpíadas internacionais dessa área. Ressalta, ainda, o apoio da Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV-APM), sem o qual não teria sido possível a participação desses alunos.

Foto: CMPA

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *