O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, na quarta-feira (11), o Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Carl-Johan Edström. O encontro, realizado em Brasília (DF), teve por objetivo tratar de assuntos relativos à cooperação entre as Forças Aéreas dos dois países.
Também participaram da visita o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; e o Chefe da Segunda Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.
“Juntos vamos desenvolver o caça F-39 Gripen, a espinha dorsal de nossas respectivas Forças, para que se tornem relevantes nos próximos anos”, disse o Major-General Johan Edström, ao comentar sobre as capacidades do novo caça.
As Forças Aéreas dos dois países estão envolvidas no Projeto FX-2, que abarca o desenvolvimento da aeronave de caça F-39 Gripen. As atividades conjuntas iniciaram em 2014, com a assinatura do contrato para concepção e produção das aeronaves, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos.
O Comandante da Aeronáutica enalteceu o trabalho em conjunto com a Força Aérea Sueca. “Estou certo de que muitas outras parcerias surgirão e as que já existem se ampliarão, fortalecidas pela proveitosa cooperação e pelos intercâmbios entre nossas Forças Aéreas”, disse o Tenente-Brigadeiro Bermudez.
Confira aqui o vídeo do encontro.
Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER
Vídeo: Soldado Matheus Silva/CECOMSAER
(CECOMSAER/FM)