Cooperação Brasileira de Engenharia capacita militares do Senegal

Cooperação Brasileira de Engenharia capacita militares do Senegal

A Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) conduziu o Módulo II do Estágio de Topografia para militares oriundos de Engenharia do Exército Senegalês, no instalações do Bataillon de Soutien du Génie (BSG), na cidade de Bargny, situada a 45 km de Dakar (Senegal), no período de 12 a 23 de setembro.

O estágio teve por objetivo transmitir conhecimentos do que há de mais moderno em assuntos de topografia, levantamentos topográficos, projetos geométricos, georreferenciamento, utilização de softwares para produção de Atlas e de Layout (QGIS e Metashape Agisoft), e de imageamento de área com sobrevoos de drone (Drone Deploy). Dentre as atividades práticas, destaca-se os sete sobrevoos de drone, executados pelos alunos para a captura de imagens de alta resolução.

Além da capacitação técnica, a Missão de Cooperação pôde prestar assessoramento no controle patrimonial de instalações e áreas militares, por meio do georreferenciamento de imóveis, visando à elaboração de um Plano Diretor de Organização Militar; além de estreitar os laços de cooperação entre a Engenharia do Exército Brasileiro e a Engenharia Militar do Senegal. Como principal produto do estágio, foi produzida uma carta topográfica pelos alunos, que foi entregue ao Comandante da Escola de Aplicação de Engenharia. A carta foi a primeira recebida por uma Unidade Militar Senegalesa.

A equipe de instrução foi composta pelo Assessor Militar de Engenharia no Senegal, Coronel José Bráulio de Sousa Terceiro; pelo Adjunto do Assessor Militar de Engenharia, Major QEM Marcos Soares de Souza; pelo instrutor do Centro de Instrução de Engenharia/2º Batalhão Ferroviário, Segundo-Sargento TOPO Lindomar Silva de Moraes; e pelo professor e tradutor Amadou Baldé.

Foram mais de 80 horas de instruções, trabalhos extraclasse e atividades práticas de campo para os 17 alunos matriculados, destacando-se a participação, como aluno, do Comandante da Companhia de Comando e Serviços do BSG, Capitão Gabriel Ngom; e da Sargento Nogoye Seye.

Na cerimônia de encerramento, foram entregues diplomas de conclusão, destacadas as capacidades técnicas adquiridas pelos alunos e realizada uma pesquisa de opinião, em que os estagiários ressaltaram a grande importância dos conhecimentos adquiridos, a excelente preparação das instruções, particularmente a operação do drone e das ferramentas de tecnologia da informação. Segundo o Sargento Landry Salmoss Bassene, “a cooperação brasileira é muito importante na especialização de militares de engenharia do Senegal e sempre desenvolve importantes capacidades técnicas”.

O Comandante do Bataillon de Soutien du Génie, Tenente-Coronel Amadou Niane, e o Comandante da Escola de Aplicação de Engenharia das Forças Armadas do Senegal, Tenente-Coronel Jean Emmanuel Badiane, agradeceram à Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar pela organização e condução das atividades, e fizeram questão de ressaltar o profissionalismo dos militares do Brasil. Destacaram, ainda, a importância dos conhecimentos transmitidos aos alunos, pois serão imediatamente aplicados nas diversas obras em execução no território senegalês. Com relação à carta topográfica, expressaram imensa curiosidade e admiração pelo trabalho e afirmaram que servirá de modelo para as demais áreas patrimoniais das Forças Armadas Senegalesas (Exército, Força Aérea, Marinha e Gendarmeria).

(CCOMSEX/FM)

Share