A criação do Ministério da Aeronáutica completa, nesta segunda-feira (20), 79 anos. O decreto de criação foi assinado em 1941, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, quando transferiu militares, servidores civis, aviões e instalações da Marinha, do Exército e do Ministério da Aviação e Obras Públicas para a Aeronáutica. A partir de então, recebeu a denominação de Forças Aéreas Nacionais.
Diante da atuação do primeiro Ministro da Aeronáutica, Joaquim Salgado Filho, e de sua equipe, com o desafio de desenvolver a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional do setor, as escolas de formação e o braço-armado da Força, teve início a edificação do poder aéreo brasileiro, além de todas as transformações que a aviação proporcionou à Nação. Com esse ambiente de crescimento, foi decretada, em 22 de maio de 1941, a nova denominação: Força Aérea Brasileira, com a sigla FAB, dando individualidade à Força pela evidência da sua nacionalidade.
Para celebrar a data, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), sediado no Rio de Janeiro (RJ), realiza, até o hoje, 21 de janeiro, uma exposição sobre Santos Dumont e sobre a Força Aérea Brasileira. A visitação é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Confira também
A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu uma página e um vídeo especial, homenageando a data.
(CECOMSEX/FM)