DCTA realiza pesquisa indita em psicofisiologia de tripulantes operacionais

O Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), iniciou uma pesquisa indita para compreender como a fisiologia dos pilotos militares influencia suas capacidades de deciso e desempenho, principalmente, quando submetidos a uma situao de estresse e de alta carga de trabalho.

rea vermelha indica a posio de maior incidncia do olho do piloto

Essa pesquisa, iniciada no ms passado, est sendo realizada em aproveitamento e concomitantemente com a Campanha de Autorrotao Real do IPEV que tem o objetivo de manter capacitados seus pilotos de provas de asas rotativas na realizao dos procedimentos de emergncia em caso de falha do motor de um helicptero monomotor.

Tendo em vista a misso do IPEV de realizar pesquisa aplicada com excelncia, rigor cientfico e segurana, a fim de fortalecer o poder aeroespacial brasileiro, essa campanha teve como novidade a possibilidade de instrumentar seus pilotos de prova e, assim, poder conhecer seus limites fisiolgicos e quantificar a carga de trabalho para realizar cada fase do voo autorrotativo (em que o piloto simula uma pane e necessrio brecar antes de pousar).

Esse trabalho, fruto da pesquisa de doutorado no Tenente-Coronel Aviador Jos Ricardo Silva Scarpari, piloto de prova do IPEV, busca descobrir como esses fatores influenciam o desempenho de pilotos de helicptero durante o voo autorrotativo, considerando a eficincia dos alarmes, o tempo de reao dos pilotos durante a falha do motor e como o treinamento modificar o desempenho e a segurana de voo nessas condies.

Eye Traking – crulo vermelho indica a posio em que o piloto est olhando

A campanha foi dividida em duas fases. Na primeira, o voo de teste de autorrotao foi realizado numa aeronave cedida pelo Comando de Aviao do Exrcito Brasileiro (EB), sob coordenao do Grupo de Ensaios e Avaliaes (GEA).

Nessa fase inicial, foram utilizados diversos sensores no piloto, a fim de medir sua presso, temperatura corporal e sudorese. Tambm foi utilizado um espectrmetro funcional de infravermelho prximo (FNIRS) e um eletroencefalograma (EEG) porttil.

As instalaes desses sensores tiveram como objetivo avaliar o possvel estado emocional, a concentrao e as capacidades de reao do piloto frente a uma grave ameaa, nesse caso, uma falha repentina do motor.

Imagem do crebro do piloto durante a manobra

Tambm foi utilizada uma inovao na rea dos sensores fisiolgicos, os culos de traqueamento dos olhos (eye tracking), umaferramenta que indica, em tempo real (50 vezes por segundo), onde o piloto est olhando e focando sua ateno, para entendimento sobre o padro de escaneamento dos instrumentos da aeronave, a sequncia e o tempo que o piloto olha para cada instrumento e o lugar no painel mais importante para cada fase da autorrotao.

A partir de outubro, o IPEV realizar a segunda fase da campanha, em helicpteros da Fora Area Brasileira (FAB), em que outros 12 pilotos sero submetidos a esse tipo de voo e sero avaliados em condies extremas de estresse e de carga de trabalho, durante autorrotaes em todo envelope de voo da Curva do Homem Morto (situao em que h pane do helicptero na decolagem, o piloto no tem condies de exercer nenhuma ao e a queda da aeronave considera certa).

Os resultados dessa pesquisa podero ser utilizados para o desenvolvimento decockpitsfocados no desempenho dos pilotos, painis de instrumentos interativos e que reajam s necessidades do usurio, alarmes mais eficientes e sistemas automticos de voo com o objetivode diminuir a carga de trabalho e aumentar a segurana de voo durante emergncias. Tambm podero ser utilizados na seleo de pilotos e na melhoria da instruo area tanto de pilotos militares quanto da aviao civil, informou o Tenente-Coronel Aviador Scarpari, piloto de prova e responsvel pela pesquisa.

Piloto de Prova

O pesquisador tambm ressaltou que, uma vez conhecidas as relaes entre as capacidades psicofisiolgicas dos pilotos de helicptero frente a uma ameaa real, em funo da carga de trabalho para executar cada ao para garantir o pouso seguro, esses conhecimentos podero ser transferidos para os novos projetos, inclusive da aviao de asa fixa, indicando novos requisitos de design focados no piloto, critrios para o controle de aeronaves remotamente pilotadas e para operao de equipamentos complexos no campo de batalha.

A coordenao acadmica est sendo realizada pelo Departamento de Projetos e pelo Laboratrio de Bioengenharia do Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA), bem como, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de So Paulo (SP), que realizar toda a interpretao dos resultados neurolgicos captados dos pilotos durante o voo em emergncia de uma aeronave real, em simuladores de voo e em laboratrios.Alm disso, a empresa EDGE GROUP, que forneceu os culos de traqueamento ocular, que esto sendo utilizados na pesquisa, est colaborando na interpretao dos resultados e na elaborao dos mapas de calor de todo processo de deciso e de escaneamento do painel de instrumentos por parte do piloto.

Dessa forma, ao final da pesquisa ser possvel compreender como a fisiologia dos pilotos militares influencia suas capacidades de deciso e desempenho, principalmente quando submetidos a uma situao de estresse e de alta carga de trabalho.

Equipe da FAB, do EB e do Hospital Albert Einstein envolvida na pesquisa

Com essa pesquisa, o DCTA e as instituies envolvidas se colocaro na vanguarda do conhecimento da fisiologia do voo operacional, comparando as limitaes da mquina com as dos seus tripulantes, com o intuito de capacitar a FAB no desenvolvimento de aeronaves e sistemas avanados que aumentem a segurana de voo e melhorem o desempenho dos pilotos.

(CECOMSAER/ FM)

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