O Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), iniciou uma pesquisa indita para compreender como a fisiologia dos pilotos militares influencia suas capacidades de deciso e desempenho, principalmente, quando submetidos a uma situao de estresse e de alta carga de trabalho.
Essa pesquisa, iniciada no ms passado, est sendo realizada em aproveitamento e concomitantemente com a Campanha de Autorrotao Real do IPEV que tem o objetivo de manter capacitados seus pilotos de provas de asas rotativas na realizao dos procedimentos de emergncia em caso de falha do motor de um helicptero monomotor.
Tendo em vista a misso do IPEV de realizar pesquisa aplicada com excelncia, rigor cientfico e segurana, a fim de fortalecer o poder aeroespacial brasileiro, essa campanha teve como novidade a possibilidade de instrumentar seus pilotos de prova e, assim, poder conhecer seus limites fisiolgicos e quantificar a carga de trabalho para realizar cada fase do voo autorrotativo (em que o piloto simula uma pane e necessrio brecar antes de pousar).
Esse trabalho, fruto da pesquisa de doutorado no Tenente-Coronel Aviador Jos Ricardo Silva Scarpari, piloto de prova do IPEV, busca descobrir como esses fatores influenciam o desempenho de pilotos de helicptero durante o voo autorrotativo, considerando a eficincia dos alarmes, o tempo de reao dos pilotos durante a falha do motor e como o treinamento modificar o desempenho e a segurana de voo nessas condies.
A campanha foi dividida em duas fases. Na primeira, o voo de teste de autorrotao foi realizado numa aeronave cedida pelo Comando de Aviao do Exrcito Brasileiro (EB), sob coordenao do Grupo de Ensaios e Avaliaes (GEA).
Nessa fase inicial, foram utilizados diversos sensores no piloto, a fim de medir sua presso, temperatura corporal e sudorese. Tambm foi utilizado um espectrmetro funcional de infravermelho prximo (FNIRS) e um eletroencefalograma (EEG) porttil.
As instalaes desses sensores tiveram como objetivo avaliar o possvel estado emocional, a concentrao e as capacidades de reao do piloto frente a uma grave ameaa, nesse caso, uma falha repentina do motor.
Tambm foi utilizada uma inovao na rea dos sensores fisiolgicos, os culos de traqueamento dos olhos (eye tracking), umaferramenta que indica, em tempo real (50 vezes por segundo), onde o piloto est olhando e focando sua ateno, para entendimento sobre o padro de escaneamento dos instrumentos da aeronave, a sequncia e o tempo que o piloto olha para cada instrumento e o lugar no painel mais importante para cada fase da autorrotao.
A partir de outubro, o IPEV realizar a segunda fase da campanha, em helicpteros da Fora Area Brasileira (FAB), em que outros 12 pilotos sero submetidos a esse tipo de voo e sero avaliados em condies extremas de estresse e de carga de trabalho, durante autorrotaes em todo envelope de voo da Curva do Homem Morto (situao em que h pane do helicptero na decolagem, o piloto no tem condies de exercer nenhuma ao e a queda da aeronave considera certa).
Os resultados dessa pesquisa podero ser utilizados para o desenvolvimento decockpitsfocados no desempenho dos pilotos, painis de instrumentos interativos e que reajam s necessidades do usurio, alarmes mais eficientes e sistemas automticos de voo com o objetivode diminuir a carga de trabalho e aumentar a segurana de voo durante emergncias. Tambm podero ser utilizados na seleo de pilotos e na melhoria da instruo area tanto de pilotos militares quanto da aviao civil, informou o Tenente-Coronel Aviador Scarpari, piloto de prova e responsvel pela pesquisa.
O pesquisador tambm ressaltou que, uma vez conhecidas as relaes entre as capacidades psicofisiolgicas dos pilotos de helicptero frente a uma ameaa real, em funo da carga de trabalho para executar cada ao para garantir o pouso seguro, esses conhecimentos podero ser transferidos para os novos projetos, inclusive da aviao de asa fixa, indicando novos requisitos de design focados no piloto, critrios para o controle de aeronaves remotamente pilotadas e para operao de equipamentos complexos no campo de batalha.
A coordenao acadmica est sendo realizada pelo Departamento de Projetos e pelo Laboratrio de Bioengenharia do Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA), bem como, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de So Paulo (SP), que realizar toda a interpretao dos resultados neurolgicos captados dos pilotos durante o voo em emergncia de uma aeronave real, em simuladores de voo e em laboratrios.Alm disso, a empresa EDGE GROUP, que forneceu os culos de traqueamento ocular, que esto sendo utilizados na pesquisa, est colaborando na interpretao dos resultados e na elaborao dos mapas de calor de todo processo de deciso e de escaneamento do painel de instrumentos por parte do piloto.
Dessa forma, ao final da pesquisa ser possvel compreender como a fisiologia dos pilotos militares influencia suas capacidades de deciso e desempenho, principalmente quando submetidos a uma situao de estresse e de alta carga de trabalho.
Com essa pesquisa, o DCTA e as instituies envolvidas se colocaro na vanguarda do conhecimento da fisiologia do voo operacional, comparando as limitaes da mquina com as dos seus tripulantes, com o intuito de capacitar a FAB no desenvolvimento de aeronaves e sistemas avanados que aumentem a segurana de voo e melhorem o desempenho dos pilotos.
(CECOMSAER/ FM)