Brasília, 27/11/2014 – Acontece até esta sexta-feira (28), em Itaipava (RJ), o Workshop sobre Proteção de Mulheres em Operações de Manutenção da Paz, evento internacional coordenado pelo Ministério da Defesa e executado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).
A cerimônia de abertura, na última terça-feira (25), foi presidida pelo general Álvaro Gonçalves Wanderley, subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa.
O evento tem o objetivo de discutir aspectos relevantes relativos aos instrumentos normativos, estruturas na região das missões e procedimentos dos peacekeepers voltados à proteção das mulheres em áreas em conflito que recebem as operações de manutenção de paz da ONU.
Além de militares brasileiros, participam do evento representantes da Argentina, do Uruguai e do Equador. Entre as organizações brasileiras presentes no evento estão o Instituto Pandiá Calógeras, ligado ao Ministério da Defesa, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Igarapé.
Fotos: Subchefia de Operações de Paz
(MD ASCOM/ FM)