No perodo de 04 a 06 de dezembro, aconteceu a sexta edio da Expodefensa em Bogot – feira de produtos de defesa realizada pela Colmbia. Neste ano, dezoito empresas brasileiras participaram como expositores, entre elas, indstrias aeroespaciais como a Avibras e a Embraer. A feira acontece a cada dois anos, desde 2009, e, em sua ltima edio, em 2015, no havia um estande do Brasil.
Segundo o Adido Aeronutico do Brasil na Colmbia, Coronel Aviador Luiz Guilherme Magaro, que foi um dos elos entre as empresas e os organizadores da feira, o evento vem ganhando relevncia, tornando-se um marco no setor. Na oportunidade, houve a apresentao das novidades no mercado de simuladores, aeronaves no tripuladas, tecnologia da informao, sistemas de navegao, comunicao e de comando e controle integrados, entre outros produtos de ltima gerao trazidos por desenvolvedores de todo o mundo. “Esse, provavelmente, o segundo maior evento de produtos de defesa da Amrica do Sul, ficando atrs apenas da LAAD”, explica.
A edio deste ano contou com a participao de 269 expositores de 35 pases, sendo que apenas 28% eram empresas colombianas, ressaltando a expressiva participao internacional. Foram mais de 12.500 visitantes nos trs dias de feira, alm de contar com 76 delegaes oficiais de 30 pases, dentre os quais o Brasil.
“Nossos estandes foram muito visitados, os nossos produtos geraram muito interesse. Foram fechados dois acordos importantes de cooperao durante o evento. Um deles com a Visiona, uma empresa da Embraer, que fez um acordo com a Fora Area Colombiana, e outro entre a Embraer e a CIAC, aCorporacin de la Industria Aeronutica Colombiana. Tambm foram feitos muitos contatos, que devem gerar frutos vindouros”, avalia o Coronel Magaro.
Durante a programao da feira, no dia 05 de dezembro, foi realizado um simpsio da indstria de defesa nacional, com a participao do Coronel Aviador Jos Frederico Jnior, do Centro de Comunicao Social da Aeronutica (CECOMSAER), que ministrou uma palestra sobre o processo de reestruturao do Comando da Aeronutica e a recm-lanada campanha institucionalDimenso 22.
(CECOMSAER/FM)