Dia da Vitória comemora 76 anos

Dia da Vitória comemora 76 anos

A data de 8 de maio, conhecida como o “Dia da Vitória”, é marcante e deve estar sempre presente em nossa memória. Há 76 anos, o mundo celebrava o fim do maior de todos os conflitos, devendo rememorar que o Brasil participou desse período histórico, sendo o único País da América do Sul a enviar combatentes para o conflito.

20210508_marinha batalha.jpg

Naquela ocasião, a Marinha do Brasil, juntamente com a nossa Marinha Mercante, realizou um esforço de grande vulto para proteger as linhas de comunicações marítimas do País, fundamentais à sobrevivência do Brasil, e sofreu o maior número de baixas do Estado brasileiro no conflito, no contexto da Batalha do Atlântico.

20210508_FEB2.jpg

O Exército, com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), mobilizou mais de 25 mil homens que lutaram e resistiram bravamente nos campos de batalha da Itália. Cabe destacar que uma das conquistas mais emblemáticas foi a de Monte Castelo, batalha que durou cerca de três meses.

FOTO5.png

A Força Aérea Brasileira também participou do peculiar esforço e realizou patrulhamento aéreo no litoral brasileiro e nos céus europeus. Adicionalmente, ressalta-se que o 1º Grupo de Aviação de Caça teve atuações históricas e eternizou sua bravura no lema “Senta a Pua, Brasil!”.

Leia a íntegra da Ordem do Dia da Vitória

Condecoração
A Medalha da Vitória foi criada em reconhecimento à atuação do Brasil em defesa da liberdade e da paz mundial, conforme o Decreto nº 5.023, de 23 março de 2004.

Essa medalha, de simbolismo histórico, destina-se a agraciar militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que tenham: contribuído para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial; participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País; integrado missões de paz; prestado serviços relevantes; ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

20210508_medalha.jpg

Em 2021, serão 248 agraciados, militares e civis, além da Fragata Constituição, do Comando Militar do Sudeste e da Base Aérea de São Paulo.

Em cumprimento à Portaria Normativa nº 30, de 17 de março de 2020, do Ministério da Defesa, que estabelece medidas de proteção devido à pandemia decorrente do novo coronavírus, estão suspensas solenidades que impliquem na aglomeração de pessoas. Por isso, não haverá a tradicional cerimônia em comemoração ao Dia da Vitória.

Fotos: Arquivo histórico e Alexandre Manfrim/MD

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *