Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha lança nova edição da revista Navigator

Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha lança nova edição da revista Navigator

No dia 14 de agosto, por ocasião da abertura do III Simpósio Nacional de História Militar, realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro-RJ, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) lançou o número 27 da revista Navigator: Subsídios para a história marítima do Brasil.

Nesta edição, a publicação traz o dossiê temático “150 anos da Passagem de Humaitá: história, memória e repercussões político-militares”, organizado pelo professor doutor Francisco Doratioto, da Universidade de Brasília, autor do livro “Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai”.

Composto por oito artigos, o dossiê oferece ao leitor discussões quanto à história e às representações sobre a Fortaleza Humaitá, seus defensores e atacantes. A passagem da então invencível fortificação paraguaia pela Esquadra Imperial brasileira, em 19 de fevereiro de 1868, constituiu-se em um dos mais decisivos episódios da Guerra da Tríplice Aliança, maior conflito sul-americano da história.

Publicação da DPHDM, a Navigator visa promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de história marítima e naval brasileira, e arqueologia subaquática por meio da produção científica de professores e pesquisadores das referidas áreas do saber. A revista científica está incluída no Qualis, sistema de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *