DPHDM entrega certificados às empresas parceiras do programa “Patronos” na Abertura do Ano Cultural

DPHDM entrega certificados às empresas parceiras do programa “Patronos” na Abertura do Ano Cultural

No dia 19 de março, por ocasião da Sessão de Abertura das Atividades Culturais da Marinha do Brasil em 2019, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou a entrega dos certificados de colaborador às primeiras empresas que contribuíram com o programa de mecenato “Patronos da Cultura Naval”.

Criado em 2018 pela DPHDM, em parceria com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), o “Patronos” visa angariar colaboradores — tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas — que ajudem a viabilizar o desenvolvimento de projetos culturais, utilizando o aporte monetário das leis de incentivo fiscal, nos âmbitos municipais, estaduais e federais.

O programa conta, hoje, com seis projetos em andamento. Quatro deles via Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com o patrocínio da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), como o “Projeto Escola”. E os outros dois via Lei Rouanet, dentre os quais destaca-se o Museu Marítimo do Brasil (MuMa), que conta, até o momento, com o apoio financeiro do Grupo Wilson Sons; da Empresa de Navegação Elcano e da Companhia de Navegação Norsul — além do patrocínio direto do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA).

Previsto para 2022, o MuMa é o projeto de maior vulto apoiado pelo “Patronos da Cultura Naval”. Atualmente em fase de captação de recursos para o desenvolvimento dos projetos básicos de arquitetura e museologia, o museu será construído no píer do Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, abordando temas como ciência, história, tecnologia, arte e cultura marítimas.

O Manual de Incentivo às Atividades Culturais para o biênio 2019-2020, do programa “Patronos”, encontra-se disponível nos sites da DPDHM  (https://www.marinha.mil.br/dphdm/programa-patronos) e do DCAMN (https://www.abrigo.org.br/patronos-da-cultura-naval).

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *