Durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Ministério da Defesa deflagrou a Operação COVID-19 para agir de diversas formas no auxílio à população afetada: doação de sangue, alimentos, desinfecção de áreas públicas, entre outros. E um produto não pode faltar durante o período de distanciamento social da população: água potável. Nas regiões onde a estiagem prejudica o abastecimento, as Forças Armadas atuam para garantir que a água chegue às casas dos brasileiros.
No Rio Grande do Sul, a estiagem é combatida por diversas Organizações. Em pelo menos oito municípios as ações se repetem. É o caso de Bagé, onde a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza a distribuição de água nas áreas rurais, levando mais de 226 mil litros à população. Já a sua 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada prestou o apoio em Vila Nova do Sul. Em Sepé, foi o 4º Batalhão Logístico que distribuiu 150 mil litros de água potável aos moradores da zona rural. Em São Borja e interior, na Vila Brites, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado também transportou e distribuiu água potável. Para sete comunidades rurais de Rio Pardo, o abastecimento foi feito pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate. O 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou a entrega de mais de 132 mil litros de água na zona rural de Arroio Grande, enquanto o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado levou água potável à população rural de Urupu e Ivaí.
Na Região Nordeste, mesmo apoiando as ações dos Comandos Conjuntos durante a Operação COVID-19, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) mantém a Operação Carro-Pipa. Trata-se da distribuição de água potável às populações rurais atingidas por estiagem e seca no semiárido brasileiro. Em 2020, são atendidas cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios do Nordeste e do norte de Minas Gerais. A iniciativa cobre mais de 3 milhões de quilômetros e conta com 4,6 mil prestadores de serviço de entrega de água, para atender essa distribuição.
Para garantir a qualidade da água distribuída, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), sediado em Maceió (AL), intensificou a fiscalização do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no semiárido nordestino, verificando também as condições dos carros-pipa e documentação dos veículos. A ação ocorreu nos mananciais localizados nos municípios alagoanos de Limoeiro de Anadia e Pão de Açúcar. A unidade ainda realiza semanalmente a verificação da qualidade da água distribuída nas cisternas.
A Operação Carro-Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, sendo o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste, responsável pela execução, organização e fiscalização da ação. Atualmente cerca de 950 militares estão envolvidos na Operação.
Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Por Tenente Felipe Bueno
Fotos: Exército Brasileiro
(MD ASCOM/FM)