No período de 30 de junho a 10 de julho, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou a Comissão POIT III/2020, na Região Oceânica da Ilha da Trindade e do Arquipélago de Martin Vaz.
A comissão propiciou o reabastecimento de gêneros alimentícios, suprimentos para as embarcações e equipamentos de manutenção, além da substituição de parcela da guarnição de militares no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT).
O apoio logístico da Marinha é fundamental para que ocorra a ocupação permanente de militares no POIT, que permite garantir a soberania do País sobre aquele território e proporciona a extensão da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.
A manutenção do guarnecimento no local também possibilita o desenvolvimento das atividades do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade, coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.
O NPaOc “Amazonas” realizou também ação de presença na Bacia de Campos, em proveito das atividades previstas de patrulha naval e contribuindo para a segurança da área marítima mencionada.
Todos os militares da tripulação do NPaOc “Amazonas” e da nova guarnição do POIT foram submetidos à avaliação médica específica, observando período de quarentena e ações de higienização de pessoal e material, antes do embarque. Também foram cumpridos todos os procedimentos sanitários e medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Diretoria de Saúde da Marinha, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.
(CCSM/FM)