Entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Defesa marca os 19 anos do MD

Entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Defesa marca os 19 anos do MD

Brasília, 15/06/2018 – O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, presidiu, nesta sexta-feira (15), no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF), a cerimônia de imposição da medalha Ordem do Mérito da Defesa, o evento ápice das comemorações do aniversário do Ministério.

Em seu discurso, Silva e Luna disse que, nesses 19 anos de existência, o Ministério da Defesa (MD) vem contribuindo progressivamente para um trânsito mais fluido dos assuntos de defesa no cerne da sociedade, melhorando sua percepção no campo político, no crescimento da nossa base industrial de defesa e na diplomacia de defesa. “Entendemos que temos sido interlocutores efetivos”, destacou o ministro.

Silva e Luna destacou, ainda, que as estruturas físicas, o arcabouço jurídico e documentação estratégica e gerencial, por si só, não têm vida: “são os nossos servidores – civis e militares – quem dão vida a tudo isso. E mais que vida, dão alma ao nosso MD”.

Por fim, o ministro reconheceu a contribuição de todos que ajudaram a construir e consolidar a Pasta: “aos integrantes do MD, agradeço pela dedicação, comprometimento, entusiasmo e alegria que demonstram a cada dia, todos os dias; sacrificando, por vezes, tempo de lazer e de presença junto aos familiares, para o bom cumprimento das nossas missões”.

Emocionada, Maria Augusta de Paula, a mãe da capitão de mar e guerra Ana Claudia de Paula, da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desportos (SEPESD) do MD, agraciada com a medalha no grau de cavaleiro, disse que ver a filha ser homenageada lhe enche de orgulho, pois cada medalha que a oficial recebe lhe traz um sentimento indescritível.

Acompanhado da família, o servidor Matusael Jorge de Almeida, da assessoria de Comunicação do MD, falou da satisfação por receber esta homenagem. Para ele, a comenda é uma confirmação de que seu desempenho contribui para que as Forças Armadas e o Ministério da Defesa cumpram com sucesso sua missão constitucional.

Compareceram à cerimônia o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; e autoridades eclesiásticas; do Executivo, Legislativo e do Judiciário; ministros do Superior Tribunal Militar (STM); secretários do MD, oficiais generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; embaixadores, membros do corpo diplomático; e adidos acreditados no Brasil. Além de praças das Forças Armadas, familiares e convidados dos agraciados.

A medalha

A medalha Ordem do Mérito da Defesa, criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, é concedida a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tiveram destaque no exercício da profissão. Também às organizações militares e instituições civis que prestaram relevantes serviços ao MD e às Forças Armadas no desempenho de missões constitucionais.

 

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *