O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Fundação Alexandre de Gusmão(FUNAG), em parceria com o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), realizaram o Seminário Internacional “RioSeminar on Autonomous Weapons Systems”, no dia 20 de fevereiro. Durante o evento, as autoridades debateram sobre a governança de tecnologias emergentes e inteligência artificial aplicadas em sistemas de armas autônomas letais.
O propósito do seminário foi debater o tema, visando subsidiar as futuras reuniões do Grupo de Peritos Governamentais sobre Lethal Autonomous Weapons Systems (LAWS) das Nações Unidas, em 2020; a 6ª Conferência de Revisão da Convenção da ONU sobre Certas Armas Convencionais, em 2021; e demais fóruns internacionais que tratem do tema. As discussões foram realizadas em inglês e português, contando com tradução simultânea para ambas línguas e para Linguagem Brasileira de Sinais.
Participaram dos painéis delegações da Alemanha, Áustria, Chile, China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Suécia, além de representantes de instituições como a Universidade de Harvard, a Cruz Vermelha e a própria Organização das Nações Unidas. O seminário contou, entre outras autoridades, com a presença do Almirante de Esquadra (FN), Professor Doutor Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB; do Presidente da FUNAG, Ministro Roberto Goidanich; do Embaixador Alessandro Warley Candeas, do MRE; e do Embaixador Janis Klarkins, Chairman of the 2020 GGE/LAWS.
(CCSM/FM)