Espaço da Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação recebe visita do historiador Milton Teixeira

Espaço da Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação recebe visita do historiador Milton Teixeira

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) recebeu, no dia 28 de agosto, em seu Espaço da Memória Histórica, a visita do professor e historiador Milton Teixeira. Na ocasião, o especialista conheceu o acervo do local, composto de maquetes, fotos, documentos, instrumentos náuticos, entre outros itens em exposição relacionados à hidrografia, oceanografia, cartografia, meteorologia, auxílios à navegação e pesquisa científica na Antártica.

No Espaço, situa-se, ainda, a Praça D’Armas do Navio Oceanográfico (NOc) “Almirante Saldanha”. Remontada integralmente no local, conta com itens originais como as vigias do navio; uma coleção de brasões que registram visitas feitas e recebidas pela embarcação; o telefone utilizado para comunicação interna e externa; o piano, uma raridade em navios; louças e pratarias.

A área externa à Praça D’Armas simula o ambiente típico de um cais. No local, foi inaugurado, em 28 de setembro de 2017, o quadro “Navio Oceanográfico (NOc) “Almirante Saldanha” em Sede Histórica da Hidrografia”, pintura em óleo sobre tela, de Carlos Kirovsky. A pintura retrata o navio e a antiga sede da Repartição Hidrográfica localizada na Ilha Fiscal, entre 1914 e 1983, um dos mais belos monumentos do Período Imperial no Rio de Janeiro.

Milton Teixeira é um dos criadores do projeto “Conheça o Rio a pé”, da Riotur, que ensina a História da cidade a turistas. Assina a coluna “Um passeio pela História”, na rádio BandNews FM, e tem uma longa atuação como professor de História em universidades. Também realiza passeios turístico-culturais no Polo do Lido, Morro da Conceição/Zona Portuária, Praça XV e arredores, entre outros. É uma referência no tocante à História do Rio.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *