Especial: 70 anos da criao do ITA (3 parte)

O Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA) atinge sua maioridade no auge da corrida espacial que colocava os Estados Unidos da Amrica (EUA) e a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) em uma frentica disputa no setor aeroespacial. Poucos meses antes, a misso Apolo 11 levara os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin Lua, processo televisionado no intuito de conquistar coraes e mentes para o lado capitalista da bipolaridade da Guerra Fria.

Para fazer frente aos novos tempos, o ITA inicia a dcada de 1970 em um processo de modernizao de seus laboratrios, alm da instalao do Curso Superior de Tecnologia da Computao, que teria durao de 3 anos. Considerando a evoluo do emprego de softwares em larga escala que ocorreria na dcada seguinte, especialmente aps a popularizao dos computadores pessoais com o Macintosh (Apple, 1984), a deciso de incluir uma cadeira de Computao no Instituto foi tomada em boa hora.

Durante o perodo, a especialidade de Engenharia Mecnica passou a ser denominada Engenharia Mecnica Aeronutica, a partir de 1975. Em seguida, foi criada a especialidade de Engenharia de Infraestrutura Aeroporturia, dialogando com a criao da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia (INFRAERO), que ocorrera em 1973. Nessa dcada, tambm foram ampliados os programas de ps-graduao nas especialidades de Engenharia Eletrnica, Aeronutica e Mecnica.

O primeiro carro movido a etanol

Aps a primeira crise do petrleo, ocorrida em 1973, a procura por fontes alternativas de energia levou ao desenvolvimento do motor a lcool no Brasil. O principal idealizador do projeto foi o Coronel Aviador Urbano Ernesto Stumpf, engenheiro aeronutico formado pela primeira turma de engenharia do ITA.

Durante trs anos (1973-1976), o engenheiro realizou experincias com diversos tipos de motores, adaptando-os para o uso do etanol como combustvel. No perodo, tcnicos e engenheiros da Diviso de Motores do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), rgo subordinado ao ento Centro Tcnico Aeroespacial (CTA), trabalharam diuturnamente para garantir a eficincia e eficcia do projeto, de modo que o etanol pudesse ser utilizado em larga escala pela sociedade.

Em 1975, o Presidente da Repblica Ernesto Geisel recebeu os resultados alcanados pelo estudo, o que contribuiu decisivamente para a criao, pelo Governo Federal, de um programa nacional de substituio de combustveis derivados do petrleo por lcool. No mesmo ano, comea a circular o primeiro modelo movido pelo novo combustvel, um Dodge Polara. Em seguida, um Volkswagen Fusca e um Gurgel Xavante movidos a etanol juntaram-se ao Dodge Polara para percorrer nove estados do Brasil, divulgando o sucesso da empreitada. O primeiro veculo a popularizar-se utilizando etanol, no entanto, foi o Fiat 147, lanado em 1979.

O primeiro Reitor egresso do ITA

Nascido em Garanhuns, no interior de Pernambuco, em 21 de novembro de 1930, Jessen Vidal formou-se engenheiro aeronutico pelo ITA em 1956, onde obteve o ttulo de Mestre em Cincias em 1965 e doutorado pela Universidade do Estado de So Paulo (UNESP) em 1971, tornando-se livre docente em 1973 pela mesma instituio.

Durante todo o perodo em que foi aluno do ITA, trabalhou na Biblioteca do Instituto, com dedicao exemplar, mantendo-a aberta noite e aos sbados. Foi Professor da Diviso de Aeronutica do ITA, no qualaposentou-se depois de ocupar inmeras funes como Professor Titular, com destaque para seus dois mandatos como Reitor, de 1977 a 1982, e de 1989 a 1994.

Jessen Vidal foi tambm professor titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguet, da UNESP. Alm disso, foi membro do Conselho Estadual de Educao de 1981 a 1984 e Secretrio de Educao do Estado de So Paulo entre 1982 e 1983. Faleceu em 12 de janeiro de 2009 em So Jos dos Campos, SP.

Fotos: Arquivo ITA

(CECOMSAER/FM)

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