Uma aeronave será empregada no incêndio, podendo levar até 12 mil litros de água
Brasília, 17/11/2015 – No início da tarde da terça-feira (17), uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Brasília rumo ao município de Lençóis, na Bahia. O avião leva 20 toneladas de material de apoio para o combate ao incêndio na Chapada Diamantina. Cerca de 20 militares vão dar suporte à missão.
No carregamento estão compressor, piscinas, empilhadeira e fonte de força, além de material que dá suporte ao sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airbone Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água, dois tubos que se projetam pela porta traseira do C-130 e pode levar até 12 mil litros de água.
Um segundo Hércules com o sistema MAFFS instalado será empregado no combate às chamas na área de preservação ambiental. Também foi engajado um helicóptero H-34 Super Puma para apoiar a missão com o transporte de brigadistas até pontos de difícil acesso da Chapada. A estimativa é que o trabalho de colaboração da FAB inicie nas próximas horas.
Assista ao vídeo e veja como é feita uma operação de combate a incêndios pela aeronave C-130 Hércules:
Foto: Divulgação FAB
(MD ASCOM/ FM)