Forças Armadas combatem incêndios diariamente na região do Pantanal

O Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, continuou, na quarta-feira (12), com o combate a focos de incêndio que atingem o Pantanal de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em parceria com agências federais e estaduais, integrantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica também empregam aeronaves que transportam brigadistas e despejam água, durante os sobrevoos, para conter as chamas.

Além disso, foi realizado combate de incêndio nas localidades de Bodoquena e na Reserva Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul. O 6º Distrito Naval, localizado em Ladário (MS), promoveu o patrulhamento terrestre nas localidades de Corumbá (MS) e Poconé (MT). Em outra atividade, foram realizados reconhecimentos pelo pessoal da equipe de combate a incêndios na cidade de Poconé (MT).

As ações de apoio contam com mais de 445 profissionais, entre militares, brigadistas e civis, e com o emprego de cinco aeronaves das Forças Armadas em voos de reconhecimento, transporte de militares/brigadistas e lançamentos de água.

Operação Pantanal
As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. No dia 5 de agosto, as ações foram estendidas ao Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida pelos dois estados.

O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros das Forças Armadas, além de Fuzileiros Navais com curso em incêndio florestal.

Por Tenente Fraga
Fotos: Marinheiro Benites – ComSoc 6°DN/Divulgação Operação Pantanal

(MD ASCOM/FM)

Share