Neste domingo (28), a capital de Rondônia recebeu mais dez tanques de oxigênio (tipo Permacyl), enviados pela Forças Armadas em apoio ao Ministério da Saúde. O material, cerca de 17 mil m³ de oxigênio, foi transportado em um avião cargueiro KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), para dar suporte no tratamento de pacientes com Covid-19.
A missão faz parte de uma das três linhas contínuas estabelecidas para abastecer Porto Velho com oxigênio, em cilindros (O2 gasoso), tanques criogênico tipo Permacyl e isotanques (O2 líquido).
As Forças Armadas transportaram ainda 347 cilindros de oxigênio gasoso, que seguiram de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), em dois aviões KC-130 Hércules da FAB. O Exército, por meio do Comando Militar do Oeste, apoiou o deslocamento do material para o Hospital Regional Jorge de Abreu.
O Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, agradeceu o apoio. “Parabenizo e agradeço a todos nessa missão. Vocês são guerreiros, determinados, e estão fazendo a diferença para salvar vidas nessa pandemia”, disse.
No sábado (27), uma aeronave KC-390 transportou um isotanque de oxigênio líquido de Manaus para Porto Velho. No mesmo dia, um cargueiro KC-130 também transportou 160 cilindros de oxigênio gasoso de Guarulhos (SP) para Natal (RN).
As ações fazem parte de missões contínuas no âmbito da Operação Covid-19 de combate à pandemia. Para efetuar a logística, o material deve estar pronto no local de embarque combinado e as aeronaves da FAB enviam-no para a localidade que aguarda.
Com informações dos Comandos Conjuntos
FOTOS: Major Portella, Soldado Levy Martins/FAB, Soldado Dario/FAB e Mayke Toscano/Secom-MT
(MD ASCOM/FM)